Ir para o conteúdo principal

Cooperativas gaúchas têm cinco vinhos entre os 100 melhores do mundo

Cinco vinhos brasileiros relacionados na lista dos 100 melhores vinhos do mundo são de cooperativas da Serra Gaúcha. É o que aponta o ranking de 2017, elaborado pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ, sigla em inglês de World Association of Writers and Journalists of Wines and Spirits). A Cooperativa Vinícola Garibaldi figura na relação com três espumantes e a Vinícola Aurora com dois espumantes.

Após figurar em 2016 como o 42° melhor vindo do mundo, o Garibaldi Espumante Chardonay Brut subiu diversas posições no ranking e foi escolhido nesta edição como o 18° melhor vinho do mundo e o sexto melhor da América Latina. A Cooperativa Vinícola Garibaldi também ampliou a sua participação nas 100 primeiras posições no comparativo com o ano passado, colocando mais dois rótulos entre os melhores vindo do mundo – Garibaldi Espumante Moscatel (37°) e o Garibaldi Espumante Prosecco Brut (48°). Este é o 5° ano consecutivo que a Garibaldi figura na lista dos 100 melhores.

Para o enólogo da Vinícola Garibaldi, Jorge Cattani, o reconhecimento é a afirmação e consolidação de todo o cuidado com a elaboração dos espumantes, desde a produção nos vinhedos até as etapas de processamento, sem esquecer nenhum detalhe. “A cada ano seguimos investindo para que nossos produtos tenham reconhecimento, comprovando assim a qualidade do nosso trabalho feito a muitas mãos. O nosso potencial está na cooperação e coletividade entre associados e equipe interna da Cooperativa, produzindo o melhor em respeito ao ecossistema”, afirma.

Já a Cooperativa Vinícola Aurora figura na relação com o Marcus James Espumante Brut, que aparece na 46ª posição, e o rótulo Aurora Espumante Moscatel Branco, na 89ª posição.

Para fazer esse levantamento, a WAWWJ levou em consideração as premiações conquistadas em 79 concursos internacionais, aos quais é atribuída uma nota de acordo com a importância do concurso no cenário mundial do vinho. Além do destaque na relação dos 100 melhores vinhos do mundo, as cooperativas gaúchas estão presentes na lista das 100 melhores vinícolas do mundo – Cooperativa Vinícola Aurora (98°) e Cooperativa Vinícola Garibaldi (99°). No ranking dos melhores países produtores de vinhos, que conta com 67 inscritos, o Brasil ocupa a 14ª posição.

Ao todo, a relação dos 100 melhores do mundo traz vinhos de 14 países diferentes: Portugal (16), Espanha (18), Argentina (18), Austrália (22), Brasil (8), França (6), Itália (5), Chile (2), Bolívia (1), Uruguai (1), Alemanha (1), República Tcheca (1) e África do Sul (1).

Clique aqui e confira a relação dos 100 melhores vinhos do mundo.

Clique aqui e confira a relação das 100 melhores vinícolas do mundo.

Clique aqui e confira a relação dos 100 melhores países produtores de vinhos.