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Sescoop/RS promove II Encontro do Ramo Educacional

Cooperativas Educacionais do Rio Grande do Sul participaram no dia 4 e 5 de outubro, em Nova Petrópolis, do II Encontro Estadual do Ramo Educacional. O evento foi coordenado pelo presidente da Cooperativa Educacional de Ensino Básico Coopeeb Ltda e representante do ramo Educacional na diretoria da Ocergs, Valdir Feller, e teve como tema “Em busca da Excelência da Gestão”, buscando contribuir para o desenvolvimento pleno das cooperativas através da adoção de boas práticas de gestão e governança cooperativista. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e o superintendente da OCB, Renato Nóbile, também participaram do evento, que contou ainda com a participação de técnicos do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, entre eles o gerente de Monitoramento, José Máximo Daronco e o coordenador jurídico, Tiago Machado.

Na abertura do evento, Valdir Feller, destacou que o encontro teve suas discussões pautadas em dois pilares: organização e negócio/competição, com o objetivo de estabelecer focos de intercooperação e troca de conhecimento, para que as cooperativas educacionais se tornem iguais ou melhores do que as escolas regulares. O representante nacional do ramo Educacional e vice-presidente da Federação das Cooperativas de Trabalho do RS (Fetrabalho/RS), Ricardo Lermen, apresentou um breve diagnóstico do ramo feito pela OCB recentemente, que indica que os principais desafios das cooperativas educacionais são em processos internos, e reiterou a importância de encontros como esse para discussões em conjunto para a melhoria dos mesmos. Por fim, a presidente da Fetrabalho/RS e diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha, apresentou a Federação e reiterou a importância do ramo educacional, bem como da união para que todos trabalhem por um propósito comum e sobrevivam à concorrência do mercado.

4 de outubro

Tiago Machado palestrou sobre a Lei de Terceirização e cooperativas educacionais, análise se a Reforma Trabalhista é aplicável a elas, importância e finalidade dos princípios do cooperativismo, a estrutura de gestão e governança, estatuto social, direitos e deveres da CLT e Associados sob a Lei nº 12.690, dentre outros temas.

Na sequência, os analistas técnicos de Monitoramento do Sescoop/RS, apresentaram diversos temas aos presentes. Tatiana Francisco e Silvino Wickert, discorreram sobre a formalização de atos societários – tipos de convocações de assembleia geral, itens obrigatórios para tal, quórum de instalação das assembleias, atas, registro na JUCIS/RS. A apresentação da proposta de Regimento Interno para cooperativas educacionais foi feita por Guilherme Bragé Quadros, e as normas e demonstrações da contabilidade cooperativa, bem como da legislação previdenciária e obrigações acessórias (códigos GFIP), por Leonardo Dangel.

O encerramento do dia foi feito pelo gerente de Monitoramento, José Máximo Daronco, que realizou um histórico e evolução do encontro que aconteceu em 2016 para integrar as cooperativas do ramo e a elaboração de um plano de trabalho para o encontro de 2017. Ele também apresentou os projetos para o ano de 2018 do Sescoop/RS, os cursos que serão desenvolvidos, os Programas de Acompanhamento de Gestão Cooperativa (PAGC) e de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), além dos desafios enfrentados pelas cooperativas educacionais.

5 de outubro

O segundo dia do evento contou com a palestra do professor da Cooperativa de Trabalho Educacional (Coopeeb), Vitor Marega Morschbacher, sobre gestão de negócios, a estrutura e o cenário de ampliação da cooperativa, bem como viabilidades econômicas e financeiras. E, por fim, o professor da Coopeeb, Gerardo Sammarco, em sua fala, respondeu à pergunta: “Ser cooperativo é suficiente para fazer um projeto dar certo” com a apresentação de como trabalham com pessoas (conhecimentos, habilidades, atitudes), processos (documentos escolares, procedimentos registrados e atribuição das funções) e planejamento (estratégico, anual e acompanhamento por indicadores) para que um projeto isso aconteça. Propôs também uma análise sobre o valor do produto educacional, abrangendo ambiente escolar, infraestrutura, qualidade do atendimento, eventos para a comunidade, foco na sustentabilidade, gestão pedagógica, dentre outros.

O evento encerrou com os encaminhamentos do encontro e com um almoço de confraternização.