Ir para o conteúdo principal

Programa de Educação e Cultura Cooperativista do Sescoop/RS chega a São Sepé

A cidade de São Sepé, na região Central do Estado, receberá no próximo sábado (4/11), o Programa de Educação e Cultura Cooperativista, promovido pelo Sescoop/RS, com o apoio das cooperativas da região, Cotrisel – que comemora 60 anos em 2017 e Sicredi Região Centro. O Programa tem como objetivo integrar dirigentes, associados, colaboradores, familiares e comunidades em que atuam as cooperativas; divulgar a doutrina cooperativista; promover os princípios e valores do cooperativismo e promover a educação cooperativista por intermédio de espaços culturais, prioritariamente a música.

A programação serve como preparação para a 10ª edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo que acontece na cidade, no dia 18 de novembro, e trabalhará a educação cooperativista com quatro diferentes grupos: jovens, lideranças, mulheres e crianças, incentivando-os a serem protagonistas no desenvolvimento e na gestão das cooperativas.

No auditório da Cotrisel (Supermercado), o grupo de lideranças de cooperativas, entidades sociais, prefeitos e demais autoridades regionais assistirá à apresentação do presidente da Cotrisel, José Paulo Sarleno, do diretor da Ocergs, Valdir Feller, sobre as Potencialidades do Cooperativismo Gaúcho e participará de painéis sobre o tema “Experiências de Gestão e Educação Cooperativa”. Representando os ramos Agropecuário e Crédito, os painelistas serão o diretor executivo da FecoAgro/RS, Sérgio Luis Feltraco, e o diretor da Ocergs, Orlando Müller, respectivamente.

A Associação dos Funcionários da Cotrisel receberá o grupo de crianças de até 13 anos que participarão de atividades dinâmicas e jogos cooperativos para incentivar a cooperação, com a pedagogia do Projeto União Faz a Vida, do Sicredi. Em seguida, aprenderão sobre reciclagem e meio ambiente, através do Projeto A Turminha da Reciclagem, realizado pela Fundação Aury Bodanese, Cooperativa Central Aurora Alimentos e Sescoop/RS.

Também na Associação, um grupo de jovens de até 21 anos assistirão à palestra do comunicador Duda Garbi, “Tire o melhor de si mesmo” e, em seguida, do professor e pesquisador Everaldo Marini, sobre o tema “O jovem e o cooperativismo”.

Na Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho, os trabalhos serão voltados para o grupo de mulheres produtoras que têm um importante papel na comunidade. Elas assistirão à palestra de Fabrício Carpinejar sobre “Família de afetos: um jeito gaúcho de amar” e, em seguida, da analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, sobre O Papel da Mulher como Protagonista no Cooperativismo.

Após o encerramento das atividades, os participantes de todos os grupos se reunirão na sede da Associação dos Funcionários da Cotrisel para socialização de ideias debatidas durante a manhã e almoço cooperativo. O programa será coroado com a realização do 10º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, no dia 18 de novembro, no Ginásio Municipal de Esportes Nery Bueno Lopes. Na oportunidade, além da apresentação da etapa Classificatória, totalizando 20 músicas, será realizada também a Final do Festival, que terá como atração de encerramento show com a dupla César Oliveira e Rogério Melo.

Para mais informações sobre o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo acesse www.sescooprs.coop.br e https://www.facebook.com/Festival-O-Rio-Grande-Canta-o-Cooperativismo-304217816380828/