Ir para o conteúdo principal

Cooperativas de Crédito recebem o Prêmio Relatório Bancário 2017

Reconhecida como uma das principais premiações do setor financeiro, a 13ª edição do Prêmio Relatório Bancário acaba de reconhecer as cooperativas Sicredi, Unicred e Sicoob entre os cases vencedores. Organizado pela Cantarino Brasileiro, a cerimônia de premiação aconteceu nessa segunda (4/11), no Terraço Itália, em São Paulo, e elegeu as principais práticas e iniciativas do setor em 21 categorias.

O Sicredi conquistou a distinção na categoria “Meios de Pagamento”, com o case “Consulta de Senha de Cartões no Aplicativo do Sicredi para Mobile”. A funcionalidade, que permite acessar via aplicativo as senhas de cartões do Sicredi, possibilita mais conveniência, agilidade e praticidade no cotidiano dos associados, uma vez que eles, ao solicitarem os seus cartões, não precisam aguardar a entrega da senha, via Correios, para começarem a utilizar o cartão. Além desta facilidade, que proporciona uma melhor experiência, em especial pelos associados que residem em pequenas localidades e municípios onde a entrega de correspondências é deficitária, a possibilidade de visualizar a senha do cartão no aplicativo do Sicredi reduziu a impressão e postagem de segundas vias de cartas de papel com senhas que são, normalmente, enviadas a parte para o endereço do associado.

Além da consulta de senha, por meio do aplicativo é possível pagar a fatura, visualizar extrato e o limite disponível dos cartões, além de outras funcionalidades como consultar as 12 últimas faturas geradas e o saldo dos pontos no programa de recompensa. Pelo aplicativo, os associados do Sicredi também podem alterar a data de vencimento da fatura do cartão de crédito.

Desde quando foi lançando, em 2013, o aplicativo do Sicredi vem ganhando constantes atualizações para agregar novas funcionalidades e mais comodidade para os associados em termos de serviços financeiros. A solução proporciona facilidades para conta-corrente, com consulta de saldos e extratos, pagamentos, transferências, investimentos, consulta de comprovantes e de agendamentos, além das funcionalidades voltadas para a gestão da utilização do cartão de crédito, que auxiliam no controle e organização financeira.

O aplicativo para mobile do Sicredi disponibiliza ainda contratação e liquidação de crédito, gerenciamento de autorizações, DDA (débito direto autorizado), login mediante utilização de TouchID e também o débito automático, entre outras funções. O aplicativo é gratuito e está disponível para smartphones (iOS, Android e Windows Phone), tablets e Apple Watch.

Unicred é premiada na categoria CRM

A Unicred venceu o Prêmio Relatório Bancário 2017 na categoria CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), com o projeto MEC – Modelo de Execução Comercial (Realiza), que envolve a gestão e integração de ferramentas, tecnologia, capacitações, planejamento estratégico e proposta de valor.

De acordo com o diretor Administrativo e de Negócios da Central RS, Gustavo Saltiel, a plataforma “Realiza” tem um grande retorno em relação à sua usabilidade junto às cooperativas. “É uma ferramenta que materializou nosso modelo de execução comercial e foi construída com foco na experiência do usuário. A desenvolvemos em conjunto com as cooperativas, priorizando o melhor atendimento ao cooperado. O “Realiza” tem uma navegabilidade extremamente simples, é multiplataforma e multicanais, pode ser usada desde em um celular até televisões ou retroprojetores”, explicou.

O diretor salienta que a plataforma preserva as informações agregadas de big data, de forma organizada e consistente. “É uma solução que que começou a ser desenvolvida muito regionalmente, no Rio Grande do Sul, e hoje já possui uma abrangência sistêmica e vem, cada vez mais, ganhando força e notoriedade, inclusive sendo agraciada com essa premiação”, comentou o executivo.

Para o presidente do Conselho de Administração da Unicred do Brasil, Paulo Barcellos, a conquista do prêmio pode ser comparada a um campeonato de futebol. “Veja o quanto é importante ganhar um campeonato de futebol. Veja também o quanto é importante para o cooperativismo mostrar a importância que ele tem na vida dos brasileiros. Este prêmio, para a Unicred, representa um campeonato, representa o primeiro lugar em uma competição. A ferramenta que nós construímos é excepcional e recebeu o prêmio que ela merece”, comentou.

Sicoob recebe prêmio na categoria Inovação em Agência

O Sicoob ganhou o Prêmio Relatório Bancário como “Melhor Aplicativo Abertura Conta Digital”, com o app “Faça Parte”. Como um dos pilares da estratégia digital do Sicoob, o app “Faça Parte” foi idealizado para otimização do processo de associação de associados, com o objetivo de fortalecer a atuação sistêmica da marca no mercado financeiro nacional, diante da adoção de novas tecnologias e do uso efetivo de plataformas no ambiente digital. O aplicativo, além de possibilitar a associação ao Sicoob apenas pelo celular, sem a necessidade de comparecer presencialmente a uma agência, também permite o acesso a serviços financeiros para pessoas residentes em regiões remotas do País.

O Sicoob possui um histórico positivo na premiação. Em 2015, o aplicativo móvel do Sistema de Informática do Sicoob – Sisbr, foi contemplado com o título de melhor solução mobile. Já em 2016, o Sicoob foi eleito a Melhor Plataforma de Crédito Rural e Melhor Inovação em Crédito, pelo projeto idealizado para agilizar o processo de concessão de crédito nas operações de agronegócios. Ainda em 2016, o Bancoob – braço financeiro do Sistema – recebeu o título de Banco do Ano.

Sobre o Prêmio Relatório Bancário 2017

Promovido pelo Relatório Bancário, da Cantarino Brasileiro, o prêmio está na sua 13ª edição e se consolida como uma das principais premiações do setor financeiro no País. Nesta edição, cerca de 30 instituições financeiras inscreveram 299 cases concorrendo nas 21 categorias do Prêmio Relatório Bancário 2017. Os cases foram analisados por um comitê de jurados com notório conhecimento do segmento.

Ao longo dos últimos anos, o Prêmio firmou-se como uma importante referência de qualidade e eficiência para o setor. Atualmente, a festa em homenagem aos premiados é um dos acontecimentos mais prestigiados do calendário dos bancos e de seu ecossistema de negócios.