Ir para o conteúdo principal

Ocergs realiza Assembleia 2018

Na manhã desta quinta-feira, 26, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) realizou Assembleia Geral Ordinária (AGO), onde foi aprovada a prestação de contas do exercício de 2017, estabelecido o plano de trabalho de 2018, e foram eleitas a nova diretoria e conselhos. O presidente Vergilio Perius foi reconduzido e a diretoria eleita é composta por representantes dos ramos transporte, agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, trabalho e educação. Todas as pautas foram aprovadas por unanimidade pelos presentes. O encontro aconteceu na sede da Ocergs no Parque Assis Brasil, em Esteio.

Estavam presentes representantes de 68 cooperativas, contabilizando 368 votos. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, em sua fala de abertura destacou: “2017 foi um ano de crise para a economia brasileira e gaúcha, mas o cooperativismo não louvou essa crise”.

Após a leitura do edital de convocação da AGO pelo gerente jurídico do Sistema, Mário De Conto, foi apresentado o vídeo com a prestação de contas do ano anterior. O presidente agradeceu a presença de todos e falou sobre o recorde de premiações do sistema cooperativista durante o ano de 2017. “A sociedade gaúcha, a imprensa e as instituições estão reconhecendo a força das cooperativas do estado”, afirmou. Também exaltou as bolsas de estudo de 1.888 acadêmicos e o programa Aprendiz Cooperativo do Campo. Destaque para as receitas da Ocergs e do Sescoop/RS, que mostraram crescimento de 6% e 8,2%, respectivamente. Perius também exaltou as políticas públicas e institucionais conquistadas pelo Sistema e as atividades junto à Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), dentre outros.

As pautas do Sindicato foram apresentadas pelo diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto, que destacou a importância das conversas sobre a Reforma Trabalhista.

O superintendente administrativo financeiro do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Norberto Tomasini, apresentou e definiu o Plano de Trabalho e o Orçamento de Receitas e Despesas do exercício de 2018.

Com a participação de todos os presentes, através de voto por aclamação, as chapas foram aprovadas com unanimidade. Confira a lista completa abaixo:

DIRETORIA – OCERGS 2018
CANDIDATO CARGO COOPERATIVA REGISTRO RAMO
ABEL MOREIRA PARÉ DIRETOR TITULAR REDE TRANSPORTE 1839 TRANSPORTE
DARCI PEDRO HARTMANN DIRETOR SECRETÁRIO FECOAGRO 996 AGROPECUÁRIO
FERNANDO DALL’AGNESE DIRETOR TITULAR CENTRAL SICREDI 556 CRÉDITO
IRNO AUGUSTO PRETTO DIRETOR TÉCNICO SINDICAL UNIODONTO 741 SAÚDE
ILOIR DE PAULI DIRETOR TITULAR CERILUZ 444 INFRAESTRUTURA
MARGARET GARCIA CUNHA DIRETORA TITULAR FETRABALHO 718 TRABALHO
VALDIR BERNARDO FELLER DIRETOR TITULAR COOPEEB 1213 EDUCAÇÃO
ALCIDES MANDELLI STUMPF DIRETOR SUPLENTE UNIMED ERECHIM 416 SAÚDE
ALEXANDRE FRÓES MICHELIN DIRETOR SUPLENTE CECRERS 1177 CRÉDITO
CESAR VALMOR AGUIAR DIRETOR SUPLENTE CMEC 1803 EDUCAÇÃO
ERINEO JOSE HENNEMANN DIRETOR SUPLENTE CERTEL 157 INFRAESTRUTURA
IMANJARA ALEXSANDRA MARQUES DE PAULA DIRETORA SUPLENTE COOTRAVIPA 638 TRABALHO
JOSÉ ALBERTO PACHECO RAMOS DIRETOR SUPLENTE CAAL 480 AGROPECUÁRIO
ROBERTO BREZOLIN DIRETOR SUPLENTE COTRAIBI 1625 TRANSPORTE
CONSELHO DE ÉTICA – OCERGS 2018
CANDIDATO CARGO COOPERATIVA REGISTRO RAMO
ADELAR STEFLLER CONSELHEIRO EFETIVO VALE LOG 1834 TRANSPORTE
DIAMANTINO MARQUES DOS SANTOS CONSELHEIRO EFETIVO CERMISSÕES 339 INFRAESTRUTURA
GELSON BRIDI CONSELHEIRO EFETIVO COTRICAMPO 296 AGROPECUÁRIO
JORGE ANTONIO MARTINES CONSELHEIRO EFETIVO UNIMED RS 340 SAÚDE
SAMIR EL AMMAR CONSELHEIRO EFETIVO UNICRED IJUI 1184 CRÉDITO
AGENOR CASARIL CONSELHEIRO SUPLENTE SICREDI MP 1219 CRÉDITO
ALEXANDRE DALL’AGNESE CONSELHEIRO SUPLENTE COOPERCONCÓRDIA 1785 EDUCAÇÃO
ANTONIO JOHANN CONSELHEIRO SUPLENTE COOPERATIVA HAB. DO SENALBA RS 1478 HABITAÇÃO
JULIO CESAR CORDOVA MACIEL CONSELHEIRO SUPLENTE UNIODONTO PORTO ALEGRE 488 SAÚDE
KURT GRENZEL CONSELHEIRO SUPLENTE CERTHIL 342 INFRAESTRUTURA
CONSELHO FISCAL – OCERGS 2018
CANDIDATO CARGO COOPERATIVA REGISTRO RAMO
JOAO VICENTE BASSOLS CONSELHEIRO EFETIVO UNIMED PORTO ALEGRE 271 SAÚDE
JOSÉ PAULO KRAEMER SALERNO CONSELHEIRO EFETIVO COTRISEL 98 AGROPECUÁRIO
PAULO ABREU BARCELLOS CONSELHEIRO EFETIVO UNICRED CENTRAL 909 CRÉDITO
ANA LUCIA DE MELLO CONSELHEIRA SUPLENTE MITRA 1557 TRABALHO
ERNESTO ENIO BUDKE KRUG CONSELHEIRO SUPLENTE COOPLIB 1439 EDUCAÇÃO
RENATO PEREIRA MARTINS CONSELHEIRO SUPLENTE CERTAJA 105 INFRAESTRUTURA

Perius agradeceu a presença significativa das cooperativas na Assembleia, bem como o apoio ao seu trabalho nos últimos anos e convidou as cooperativas para continuarem acreditando no cooperativismo. “Temos muito ainda o que melhorar nos nossos processos para melhor atender às cooperativas e esperamos corresponder à confiança de vocês”, concluiu.

Após, foram apreciadas pelos presentes por unanimidade, as demais ordens do dia: fixação do valor das cédulas de presença dos integrantes da diretoria e dos conselhos, e da remuneração do diretor secretário, técnico sindical e do presidente da Ocergs; autorização do presidente da entidade a firmar convenções coletivas e/ou acordos em processos de revisão e/ou dissídios coletivos; definição de valores da contribuição assistencial para o exercício de 2019; homologação do Regimento Interno do Conselho Consultivo do Ramo Educacional e deliberação quanto à contribuição para a manutenção da estrutura confederativa de representação sindical – CNCOOP.

Por fim, o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, Tarcisio Minetto, recebeu uma homenagem do Sistema pelos serviços prestados em prol do cooperativismo. Na ocasião, o diretor-secretário da gestão 2014-2018, Paulo Pires, falou do orgulho de todos os cooperativistas em tê-lo como representante do setor e lembrou de sua trajetória desde quando iniciou no cooperativismo. “Agradecemos pela luta grandiosa e incansável para defender os interesses da agricultura familiar e do cooperativismo. O momento político é de muitas dificuldades, mas com tua humildade, conhecimento e dedicação, as mais diferentes esferas dos poderes recebem os pleitos do nosso sistema. Temos um orgulho muito grande de ter como secretário uma pessoa que conhece tanto nossa identidade, nossa realidade, e tem tanta lealdade. É uma das homenagens mais justas que o cooperativismo gaúcho fez a alguém”, finalizou Pires. Emocionado, Minetto agradeceu a todas as cooperativas. “Muita alegria em estar entre ilustres cooperativistas, com quem aprendi muito. Aprendi muito com meu pai também. E o meu aprendizado procuro utilizar em defesa das cooperativas. Em nome do nosso governo, quero de coração agradecer essa homenagem e continuar minha tarefa em defesa do cooperativismo”, declarou.

Entregaram a homenagem ao secretário os membros da Diretoria 2014-2018. Também marcaram presença na Assembleia a gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) Tânia Zanella, o deputado estadual Elton Weber e o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação Odacir Klein.

No período da tarde foram empossados os integrantes do conselho Administrativo e Fiscal do Sescoop/RS.