Ir para o conteúdo principal

Expoleite/Fenasul premia associados da Santa Clara

Com direito ao tradicional banho de leite aos produtores campeões, foi realizada na tarde desta quinta-feira (17/5), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a abertura da 14ª Fenasul e da 41ª Expoleite, que seguem até domingo (20/5), coincidindo com a exposição da Federação Internacional de Criadores de Cavalo Crioulo (FICCC).

Os associados da Cooperativa Santa Clara comemoram os primeiros resultados na Expoleite/Fenasul. A Granja Du Anjo e Belvedere, dos associados Luci Camillo Fontanive e Fernando Mocellin, de Carlos Barbosa, foi a campeã do Concurso Leiteiro, com a vaca adulta de brinco 12259. A vaca Amanda alcançou produtividade de 61,87 quilos de leite na média de três ordenhas diárias. “A vaca teve alimentação especial nos últimos 30 dias”, explicou o produtor, Fernando Mocellin.

Já na categoria vaca jovem, a vitória ficou com o exemplar de brinco 2738, de propriedade da Granja VB, de Eldorado do Sul, com 52,19 quilos de leite.

Dificuldades e superação

Em seu discurso de abertura, o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Jorge Fonseca, explanou sobre as dificuldades e a superação para a realização do evento. O dirigente pediu mais investimentos para a próxima edição e ressaltou a importâncias da participação das entidades que não ajudaram neste ano.

Na sequência, o presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Gedeão Pereira, explicou o motivo pelo qual a entidade não colaborou com recursos para a feira deste ano. “As novas regras da contribuição sindical fizeram com que tivéssemos um início de ano atípico. Não estamos juntos nesta edição, mas isso não quer dizer que não estaremos na próxima. Só ficaremos fortes se estivermos unidos”, disse, selando com um abraço a reaproximação com o presidente da Gadolando.

Logo após foi a vez do secretário da Agricultura do RS, Odacir Klein, reforçar o discurso de superação para a realização da Expoleite/Fenasul. “O setor do leite, exercido majoritariamente por pequenos produtores, enfrenta dificuldades. É um setor fundamental e que precisa de apoio, e nós como governo, estamos dispostos cada vez mais a atendermos aos interesses do setor”. Klein parabenizou os produtores que superaram as dificuldades e trouxeram animais para edição deste ano. “Este evento é de muita qualidade, resultado de muito empenho e de muita superação. Quando nós assistimos aqui a demonstração de um animal premiado e do que é possível fazer quando há investimento, busca de soluções e de avanços, nós chegamos à conclusão que mesmo com dificuldades nós temos que realizar todos aqueles eventos que sirvam para que nós progridamos, para que nós alimentemos a população, para que nós tenhamos condições de gerar movimento econômico e, em consequência, bem-estar social”, completou Klein.

O evento é realizado pela Gadolando e pela Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes também a deputada estadual, Zilá Breitenbach; presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; chefe de gabinete da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Osmar Redin; presidente do Sindilat e diretor da Santa Clara, Alexandre Guerra; e o professor da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, Ernesto Krug.