Ir para o conteúdo principal

Fecovinho reúne jovens em Acampamento da Agricultura Familiar

A Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho) reuniu entre os dias 18 e 20 de maio, em Cidreira, no litoral gaúcho, cerca de 60 jovens agricultores familiares para discussão de temas relevantes para o cooperativismo, a juventude e a agricultura familiar. O evento contou com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e foi realizado pela Fecovinho, Comissão Interestadual da Uva, Centro Ecológico de Ipê e Asstec Serra, com incentivo do Sicredi. O acampamento aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do RS.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, participaram da abertura do evento, onde, juntamente com o diretor executivo da Federação, Hélio Marchioro, levaram aos jovens uma mensagem de incentivo. Perius, em sua palestra, abordou a importância da permanência do jovem no campo, da inovação, de estarem associados a uma cooperativa, além de explanar sobre a expressão do cooperativismo gaúcho e a sua importância na economia do RS.

Já o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, apresentou o programa Aprendiz Cooperativo do Campo, já executado na Serra gaúcha na Efaserra e com uma turma na Cooperativa Vinícola Aurora. O coordenador de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Luiz Roberto de Oliveira Junior, apresentou a plataforma de comunicação Geração Cooperação, ferramenta utilizada para aproximar o jovem do cooperativismo gaúcho em uma linguagem comum aos jovens, com a apresentação de conteúdos didáticos, sempre buscando educar, interagir e inspirar esse público.

Os temas trabalhados pelos jovens ligados à Fecovinho, em um clima de união e descontração, foram voltados à gestão da propriedade, o uso de novas tecnologias, custos e controles, e comercialização na agricultura familiar. Ao fim do encontro, no domingo (20/5), os participantes realizaram a conferência de encerramento e debateram o planejamento do movimento da juventude rural para 2018, com a apresentação dos resultados das tarefas da gincana.