Ir para o conteúdo principal

Coagrisol adota uso de sacolas oxibiodegradáveis em sua rede de varejo

As unidades de varejo da Coagrisol, a partir desta semana, passam a utilizar sacolas oxibiodegradáveis. A ação é pioneira em Soledade e região, e acontece em consonância com iniciativas públicas voltadas ao meio ambiente, como o projeto Soledade Limpa, e a recentemente implantada coleta seletiva de lixo.  A novidade foi apresentada à imprensa e autoridades municipais na última sexta-feira, 3/8, em evento onde a direção da Coagrisol falou das diversas ações que fazem parte da plataforma de responsabilidade socioambiental da Cooperativa.

Especialmente sobre as sacolas, a diretora da área de Varejo, Cynthia Gradaschi Côrrea, explicou que enquanto a sacola comum pode levar mais de 100 anos para se decompor, a sacola oxibiodegradável se degrada em curto espaço de tempo, levando até 18 meses ou menos para se decompor, ajudando o meio ambiente.

A sacola oxibiodegradável é fabricada em polietileno de alta densidade e durante o processo de fabricação da sacola é adicionado o aditivo oxibiodegradável. Esse aditivo não altera cor, cheiro ou resistência da sacola, apenas contribui para que ela se degrade em um tempo relativamente menor que a sacola comum, sem deixar resíduos nocivos ao meio ambiente.

As sacolas apresentadas possuem as cores azul e branca, sendo as de cor branca destinas ao lixo seco e as azuis ao lixo orgânico. “Grande parte da população usa as sacolas para o seu descarte de lixo doméstico, neste sentido pensamos nas cores diferentes para potencializar a separação do lixo e consequentemente sua coleta de forma correta”, explica Cynthia.

Investimento voltado ao bem-estar social

Ainda na oportunidade, Cynthia revelou que as duas sacolas oxibiodegradáveis possuem um custo maior em relação às sacolas convencionais, mas que essa medida representa um investimento da Coagrisol nas ações de preservação ambiental. “Somos uma empresa que entre seus princípios tem o interesse na comunidade, e esta é mais uma ação que nossa cooperativa desenvolve visando uma melhor qualidade de vida de nossa população. Ressalto que mesmo ainda existindo coleta seletiva apenas em Soledade, iremos expandir essas sacolas para toda a nossa rede de varejo, ou seja, iremos desde já plantar uma sementinha de educação ambiental em outros municípios de nossa atuação”, afirma.

Ações continuam

Além das sacolas oxibiodegradáveis, a Coagrisol anunciou a distribuição de um flyer educativo com informações sobre a coleta seletiva. Igualmente, a Cooperativa está adequando suas unidades com lixeiras diferentes para a separação do lixo e, em breve, novas ações de educação ambiental como palestras serão promovidas pela Coagrisol.

Sobre a Coagrisol 

Fundada em setembro de 1969, atualmente a Coagrisol está presente em 25 municípios, com 56 unidades de negócios, as quais envolvem recebimento de grãos, supermercados, lojas de móveis, eletro, material de construção e agropecuárias. Em 2017, a Cooperativa registrou um faturamento superior a R$ 803 milhões e o quadro social conta com mais de 15 mil associados.

Fonte: Marketing e Comunicação da Coagrisol