Ir para o conteúdo principal

Cooperativas levam internet ao campo

Se o cooperativismo é uma forma de conexão entre as pessoas, nada mais natural que os agentes desse setor também promovam uma ferramenta que encurta as distâncias e facilita o alcance de informações: a internet. No caso das cooperativas gaúchas ligadas à área de infraestrutura, um dos trabalhos que ultimamente está ganhando cada vez mais força é justamente disponibilizar o acesso à rede para uma nova fronteira, o meio rural do Rio Grande do Sul.

Até agora, já foram realizadas, aproximadamente, 50 mil ligações de internet no campo. As conexões são feitas, principalmente, através de cabos, contudo, em regiões mais afastadas dos centros urbanos, também é possível a utilização de antenas. Entre as cooperativas que estão seguindo por esse segmento estão a Creral, Coprel, Ceriluz e a Coopernorte, em regiões como Erechim, Ibirubá, Ijuí e Viamão.

 A internet amplia formas de trabalho no campo e ajuda a combater êxodo rural. Entre os motivos alegados pelos agricultores para conseguir acesso à internet está a vontade de manter o núcleo familiar agregado, sendo um fator inibidor da saída dos jovens do campo.  Além disso, a internet possibilita que uma enorme diversidade de interesses seja atendida. De filmes a jogos, a redes sociais como Facebook, WhatsApp e Instagram, além de ferramentas de pesquisa e trabalho, como o Google e o e-mail, a rede mobiliza e entusiasma seus usuários.

Uma ferramenta que possibilitou que a luz elétrica chegasse aos mais longínquos rincões do campo, foi a instituição do programa Luz Para Todos. A iniciativa contou com recursos e apoio do governo federal, estados, distribuidoras e cooperativas de energia. Uma medida semelhante será defendida pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS. O presidente da organização, Vergilio Perius, revela que a ideia é sugerir aos candidatos ao governo do Estado um plano de financiamento para estender a internet para todo o Rio Grande do Sul. Essa proposta deverá ser encaminhada durante o mês de setembro. O dirigente reitera que é uma iniciativa semelhante a que foi feita no programa Luz Para Todos, em que as cooperativas participaram como executoras das obras para levar eletricidade ao meio rural.

Perius considera como revolucionária a chegada da internet no campo. O dirigente enfatiza que essa iniciativa é excelente, especialmente para os jovens. “Todos os eventos com juventude que a gente faz, a primeira reivindicação do interior do Estado é quanto à comunicação”, afirma. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS adianta que, onde há cooperativas ligadas à área de infraestrutura, a meta de propagar a tecnologia é possível de ser atingida. Perius recorda que a fibra ótica pode seguir pelo mesmo caminho da rede elétrica.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Com informações do Jornal do Comércio.