Ir para o conteúdo principal

Nova Petrópolis sedia o sexto fórum estadual das cooperativas escolares

O exemplo das cooperativas escolares no Rio Grande do Sul merece atenção. Reunidos no centro de eventos de Nova Petrópolis, 100 cooperativas escolares comprovaram que esta proposta é uma realidade a ser respeitada.

Com a abertura das jovens Stela Rodrigues e Sara Freitas, associadas da Fecoopes Pioneiro e Cooebompa, de Nova Petrópolis, os mais de 950 participantes receberam autoridades e participaram da palestra de Roberto Martini, que criou literalmente a Teia Cooperativa, tema de sua apresentação, com a participação de todos.

Para Martini, essa é uma grande oportunidade para fortalecer os princípios do cooperativismo entre os jovens. “É como se você encontrasse uma grande tribo de pessoas que estão espalhadas em diferentes cidades”, afirmou.

Para o vice-presidente da Superintendência Regional Sicredi Pioneira RS, Mário Konzen, o evento é uma grande oportunidade para os jovens aprenderem um pouco mais com as palestras, que conseguiram mostrar para eles como o futuro será diferente e qual a importância das cooperativas escolares em auxiliar os jovens a pensar no futuro.

Na sequência, Soraia Schuttel deu dicas de como se preparar para o trabalho no futuro e a importância da Felicidade nesta busca e falou como as cooperativas escolares já são alternativas de sucesso nessa direção. Mais tarde, o analista de Comunicação do Sistema OCB, Iago Carvalho, apresentou o movimento Nacional SomosCoop. Ele explicou que o movimento SomosCoop serve pra mostrar para a sociedade por que o cooperativismo é bom. “Hoje em dia, 25% da população brasileira está impactada pelo cooperativismo. Nós não somos pequenos. O cooperativismo é grande”, destacou.

O evento também contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius. O dirigente agradeceu o Sicredi pela organização do evento, os professores e os jovens. “Aqui é o presente. Vocês fazem a história”. E fez um pedido. “Que aqui, em 2020, seja organizado o primeiro congresso internacional de cooperativas escolares”, afirmou.

O evento encerrou com um talk show entre os jovens e um show com a banda Overdriver Duo.