Ir para o conteúdo principal

Seminário debate Contabilidade e Tributação das Cooperativas

Com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) realizou no dia 29 de outubro, no auditório da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, o Seminário Contabilidade e Tributação das Sociedades Cooperativas. O evento lotou o auditório da Escoop e foi aberto pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e pelo vice-presidente de Registros do CRCRS Juliano Bragatto Abadie.

Com o intuito de atualizar e disseminar conhecimentos específicos de contabilidade e tributação aos profissionais da área contábil de entidades cooperativas e promover a capacitação dos profissionais de Contabilidade para atuação no setor cooperativo. Dentre os temas em análise pelos contadores, estudantes e profissionais da área interessados no setor cooperativo destacam-se a norma ITG 2004 e o e-Social.

Em sua fala, o presidente Vergilio Perius destacou que ao analisar a contabilidade e tributação das cooperativas, os participantes abordariam a essência do cooperativismo. “Uma cooperativa sem uma boa contabilidade não funciona, é um tema fundamental para uma organização cooperativa. A base da comunidade cooperativa e da organização dos sócios é a contabilidade”, alertou. Perius expressou também a alegria com a parceria firmada com o CRCRS e avaliou como um avanço fundamental. “Precisamos firmar no país uma posição mais clara sobre o ato cooperativo, que ainda está em hibernação desde 1988, que a Constituição Federal determinou que o ato fosse regulamentado e até hoje não foi, pela omissão do Congresso. Chegou o momento de nos posicionarmos quanto a isso. Este momento servirá também para isso”, concluiu.

Já Juliano Bragatto Abadie, vice-presidente de Registros do CRCRS, em seu pronunciamento argumentou que “para o nosso Conselho a parceria com o Sescoop/RS é importante. O CRCRS vem observando o setor cooperativo, como diz o lema do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, é a grande força do Rio Grande. O Estado que não observar o setor como uma forma de desenvolvimento fica para trás”, observou.

O primeiro momento do Seminário foi a palestra do gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e coordenador da Comissão de Estudos do Setor Cooperativo do CRCRS, José Máximo Daronco, que abordou a Expressão do Cooperativismo gaúcho e a importância da aplicação e atualização das normas contábeis vigentes. Foram painelistas do Seminário e abordaram a ITG 2004 Paola Londero, Devair Mem e Carla Gregory. Sobre a tributação e contabilização das cooperativas, PIS e Cofins, debateram os contadores Amanda Oliveira de Carvalho, Dorly Dickel e Ciro Weber. Como última palestra do dia, palestraram as contadoras Gabriele Schmidt da Silva e Andreza Mainardi.