Ir para o conteúdo principal

ACI aprova Declaração contra assédio

O movimento cooperativo aprovou um compromisso formal para a promoção de um ambiente de trabalho decente e tolerância zero para qualquer forma de assédio. O fato de um ator global como a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) se comprometer contra o assédio é um marco para a comunidade internacional. A Declaração sobre Trabalho Decente e Contra o Assédio foi aprovada por unanimidade pelos membros da ACI no contexto da última Assembleia Geral realizada em 21 de outubro em Buenos Aires, Argentina.

O texto enfatiza que o movimento cooperativo endossa a Recomendação de Promoção de Cooperativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) (2002) e a Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável (2015) e lembra que os compromissos incluídos na declaração se alinham com os valores e princípios cooperativistas estabelecidos na Declaração da Identidade Cooperativa.

“Somos uma das primeiras organizações internacionais que afirmam formal e fortemente que um ambiente de trabalho decente é fundamental em nossa sociedade e que não há espaço para qualquer forma de assédio em nossas organizações”, afirma o presidente da ACI, Ariel Guarco.

Na declaração, a ACI se compromete a “respeitar, promover e atuar diligentemente para apoiar os princípios fundamentais do trabalho decente, a saber:

Além disso, a ACI garante tolerância zero a qualquer tipo de assédio sexual e moral e violência no local de trabalho ou má conduta, incluindo intimidação, opressão e discriminação, bem como qualquer abuso de poder.

Valorizando suas parcerias com instituições internacionais, como a Comissão Européia (por meio do Acordo de Parceria ICA-UE “Cooperativas em Desenvolvimento – Empresas Centradas nas Pessoas em Ação”) e a OIT, a ACI garante o cumprimento integral dos rigorosos padrões éticos e profissionais que se espera preservar colaborações confiáveis ​​e confiança na área de desenvolvimento internacional.

Fonte: ACI