Ir para o conteúdo principal

Fecovinho reúne cooperativas associadas para encerramento do ano

A Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul – Fecovinho realizou no dia 4 de dezembro, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravággio, em Farroupilha, um evento onde reuniu dirigentes de cooperativas associadas, autoridades cooperativistas e de entidades representativas e produtores associados. Durante o encontro, foram certificados 24 associados da Cooperativa Nova Aliança, dentro do programa de formação “Cooperação para o Fortalecimento da Vitivinicultura Familiar na Serra Gaúcha – Módulo Futuros Conselheiros”, realizado pelo Sescoop/RS e premiadas cooperativas participantes e vencedoras de case do Prêmio Ocergs de Cooperativismo, na categoria Intercooperação.

Prêmio Ocergs de Cooperativismo – Categoria Intercooperação

O presidente Vergilio Perius entregou para quatro cooperativas, placa comemorativa ao Prêmio Ocergs de Cooperativismo, na categoria Intercooperação. A premiação foi recebida no mês de novembro, pela Cooperativa Garibaldi, durante o Seminário Gaúcho do Cooperativismo, e durante este evento as outras participantes do case vencedor foram reconhecidas.  Na categoria Intercooperação, a Ocergs reconheceu a adoção de práticas que possibilitem a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenham resultados sociais e econômicos de significativa relevância. Na oportunidade, a vencedora foi a Cooperativa Vinícola Garibaldi, de Garibaldi, com o projeto A Intercooperação nas Cooperativas da Serra Gaúcha, que foi recebido pelo presidente da cooperativa, Oscar Ló. Receberam a placa comemorativa os presidentes das cooperativas Nova Aliança, Cairú, São João e Pradense.

Certificados pelo Sescoop/RS futuros conselheiros da Nova Aliança

Após quase um ano de formação, 24 associados da Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança receberam o certificado de aptidão a futuros conselheiros da Cooperativa, das mãos do presidente da cooperativa, Alceu Dalle Molle e do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius. A formação dos associados é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul – Sescoop/RS, com execução da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e promoção da Fecovinho.

Os associados tiveram 88 horas de aula por 10 meses desde o último ano, ministradas por professores da ESPM nos mais diversos temas, todos voltados ao desenvolvimento do cooperativismo e gestão da Cooperativa, para que ao fim da formação os associados pudessem estar capacitados a assumirem cargos nos conselhos da Cooperativa. A demanda do curso foi do próprio presidente da Cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Molle, que exige que o associado que deseje se candidatar às vagas dos Conselhos deva estar preparado para assumir tal cargo. “É visível a necessidade constante de qualificação da gestão cooperativista em todos os níveis, por isso, a execução do curso foi uma decisão estratégica da Cooperativa Nova Aliança visando a qualidade da gestão pelos próprios donos da Cooperativa”, comenta Dalle Molle.

Além disso, a Cooperativa vê a realização do curso como uma forma de aproximar e fortalecer a permanência do jovem no campo e junto à Cooperativa, pois dos 24 formandos, nove associados têm até 35 anos. Para o associado Jucemar Zanco, 33 anos, o curso foi muito bem desenvolvido e trouxe conhecimento de grande importância.  “Muito dos assuntos que vimos eu já estou colocando em prática, assim como percebi a importância do meu papel perante a cooperativa. Todos os associados com certeza terminaram o curso com muito êxito”, finaliza Zanco. Para o ano de 2019, já foram demandadas ao Sescoop/RS mais duas turmas de formação para futuros conselheiros.

Abriram o evento de encerramento de ano da Fecovinho o presidente Sadi Macagnan, o presidente do Ibravin, Oscar Ló e o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que palestrou aos presentes sobre os números do cooperativismo gaúcho e a importância econômica e social das cooperativas gaúchas. O diretor de Relações Institucionais do Ibravin, Carlos Paviani, relatou as atividades do Instituto e apresentou aos dirigentes e produtores associados números do setor.

A Federação das Cooperativas Vinícolas do RS está sediada em Farroupilha, tem atualmente seis cooperativas filiadas, num total de quatro mil associados, mais de mil colaboradores e possui 34% da comercialização dos produtos envasados do Setor Vitivinícola.