Ir para o conteúdo principal

Assembleia premia protagonismo de pessoas e instituições no desenvolvimento rural com Prêmio Folha Verde

Em cerimônia que lotou o Teatro Dante Barone, no dia 17 de dezembro, a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo entregou o Prêmio Folha Verde 2018 aos 12 vencedores do concurso, que tem como propósito valorizar pessoas e instituições empenhadas na promoção do crescimento do setor agropecuário e da economia gaúcha. O presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, afirmou que a condecoração busca estimular e expressar o reconhecimento às pessoas, instituições e empresas que fazem a diferença no meio rural gaúcho. “A agricultura coloca o Rio Grande do Sul como protagonista no cenário nacional. E hoje homenageamos aqueles que são os responsáveis pela pujança deste setor”, frisou ao abrir o evento.

Na edição deste ano, o Prêmio Folha Verde agraciou sindicalistas, instituições ligadas ao ensino agrícola, entidades públicas voltadas à pesquisa, cooperativa, agroindústrias, personalidades políticas e mídias voltadas a produção e disseminação de conteúdos relacionados à produção agropecuária. Desde 2015 a 2018, 374 pessoas e instituições foram indicadas para receber a condecoração. O presidente da cooperativa Piá, Jefferson Smaniotto, recebeu o troféu das mãos do deputado Elton Weber, presidente da Frencoop/RS, do secretário da SDR, Tarcísio Minetto e do deputado Adolfo Brito.

Representando o governador José Ivo Sartori, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, ressaltou que o Prêmio Folha Verde é “fator de motivação para aqueles que se dedicam a uma atividade de alto risco por conta de pragas, intempéries e das oscilações do mercado”. “Esta homenagem motiva e engrandece cada um dos agraciados”, frisou Minetto, que foi vencedor na categoria Desenvolvimento Agrário.

O Prêmio folha Verde está em sua oitava edição. Embora tenha sido instituído em 1995, só foi implementado em 2003. Foram realizadas edições de 2004 a 2007, quando a premiação foi interrompida, sendo retomada em 2012. Em 2016, a iniciativa foi ampliada com a instituição de novas categorias e o aumento da presença da mídia especializada na comissão julgadora.

Agraciados

Os 12 vencedores foram escolhidos entre 81 indicações por uma comissão julgadora, constituída por deputados, representantes de órgãos públicos ligados à agropecuária e por jornalistas especializados em cobertura do setor rural. Os agraciados foram os seguintes:

Agrícola: Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (AGEPTEA);

Pecuária: Embrapa Pecuária Sul;

Florestal: Isla Sementes;

Cooperativas Agrícolas: Cooperativa Piá;

Trabalhadores Rurais: Genoveva Haas;

Setor Rural: Carlos Joel da Silva;

Propriedade Agropecuária Modelo: Chalet Agropecuária e Indústria de Azeites Batalha;

Mídia Agrícola: Programas de Televisão e Rádio da Emater/RS Ascar;

Desenvolvimento Agrário: Tarcísio Minetto;

Público Agropecuário: Embrapa Uva e Vinho;

Agricultura Ecológica: Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama – Asci;

Agricultura familiar: Silvio Gustavo Siebert – Agroindústria de Embutidos Siebert.

Prestigiaram a cerimônia os deputados Elton Weber, Jeferson Fernandes, Ernani Polo e Heitor Schuch, o secretário adjunto de Agricultura, André Petry, além de representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário, representantes de veículos de comunicação e lideranças políticas, comunitárias e sindicais de diversos municípios gaúchos.

Com informações da Agência de Notícias da ALRS