Ir para o conteúdo principal

Cooperativas avançaram em 2018 e projetam crescimento para 2019

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, projeta com otimismo os números do cooperativismo gaúcho para o ano de 2019. À frente de uma entidade que congrega 429 cooperativas e mais de 2,8 milhões de associados, Perius destaca que, mesmo em tempos de retomada da economia após forte recessão, as perspectivas para 2019 são otimistas. “Deveremos manter os indicadores de crescimento. Nos últimos três anos, crescemos linearmente 31%, em média 10% ao ano. Mantemos os empregos gerados mesmo com índices altos de desemprego no Estado e País, o que indica que teremos uma boa alavancagem que irá sustentar o crescimento para o próximo ano”, prevê Perius.

O presidente do Sistema Ocegs-Sescoop/RS argumenta que as cooperativas, mesmo em tempos de crise, conseguem alcançar resultados econômicos e sociais. “As pessoas, como nas famílias de um modo geral, quando estão em algum tipo de dificuldade, tendem a se unir mais, conversar mais, para que juntas possam alcançar seus objetivos e superar eventuais dificuldades. Nas cooperativas não é diferente, os dirigentes se reúnem com o quadro associativo e projetam as metas a serem alcançadas”, prossegue Perius. Segundo o presidente, 2019 mostrará índices econômicos positivos, na medida em que os investimentos das cooperativas estão sendo mantidos.

No setor agropecuário, o preço das commodities e a agroindustrialização crescente trouxeram bons resultados. Já no ramo Crédito, novas agências e a expansão da rede de serviços, aliadas ao grande investimento em tecnologia, foram a receita de sucesso. O ramo Infraestrutura, que leva energia e internet para o homem do campo, juntamente com a construção de Pch’s (pequenas centrais hidrelétricas), manteve seu crescimento. Já o ramo Saúde, com investimentos em hospitais e prontos atendimentos foi o diferencial para seus associados.

Em relação ao Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Perius destaca que juntamente com os colegiados da Organização, tem conduzido a entidade de acordo com as diretrizes traçadas no Planejamento Estratégico. “A Ocergs fazendo as relações institucionais e de representação política das cooperativas, busca estar próxima aos governos e parlamentos em busca de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento do Sistema. E o Sescoop/RS atuando fortemente nas suas atividades finalísticas, de Monitoramento, Promoção Social e Formação Profissional de associados e empregados de cooperativas, está sempre em busca de garantir que as cooperativas tragam resultados econômicos e sociais para seus associados”.

Atitudes inovadoras constroem cooperativas sustentáveis

O presidente destaca ainda o Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que constatou o bom momento histórico que vivem as cooperativas. Em seu objetivo principal, trabalhou com o conceito de atitudes inovadoras como condição para sua sustentabilidade. Entre os 40 cases apresentados, situam-se os de natureza estratégico-social e os de gestão empresarial, que são a conjunção do econômico com o social, e garantem o DNA das cooperativas. Verificamos, desse modo, que as cooperativas se constituem protagonistas da ascensão tecnológica, como da integração social de seus proprietários, todos associados e somente dessa forma, o “homo sapiens cooperativo” da era digital consegue compartilhar avanços, realizar negócios e, atos cooperativos, compreender as diferenças étnicas, políticas, religiosas e sociais e cooperar em vez de competir.