Ir para o conteúdo principal

Dia C beneficia mais de 251 mil pessoas no RS em 2018

As cooperativas gaúchas fizeram bonito no Dia de Cooperar (Dia C), a maior rede cooperativista de voluntariado do País. Em 2018, o projeto realizado pelo Sistema OCB, pelas unidades estaduais e pelas cooperativas contou com 9.841 voluntários de 307 cooperativas e entidades parceiras, totalizando mais de 251 mil pessoas beneficiadas em 186 municípios gaúchos.

O objetivo é ilustrar que existem várias possibilidades de atuar em ações duradouras, que visam transformar a realidade da comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento contínuo, sustentável e responsável. Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o Dia C traz em sua essência o espírito cooperativista. “O Dia C estende as mãos para as pessoas que precisam de ajuda, que precisam de um sorriso, de uma cultura, de uma instrução, que necessitam de um apoio”, afirma.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

“Atitudes simples movem o mundo”. Esse foi o tema do Dia de Cooperar 2018, que movimentou o País e mostrou que atitudes simples podem mudar a realidade das comunidades e que as ações das cooperativas impactam diretamente a vida de muitas pessoas.

O Dia C busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU) e, assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual até 2030. Conheça os 17 objetivos aqui.

Histórico no RS

O Dia C é um movimento de responsabilidade social que prevê iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas, com o irrestrito apoio do Sistema OCB e de suas unidades estaduais. O Rio Grande do Sul aderiu ao programa a partir de 2015 e, desde então, apresenta crescimento nos indicadores de desempenho.

Confira os números do Dia C no Rio Grande do Sul:

Dia C beneficia mais de 251 mil pessoas no RS em 2018