Ir para o conteúdo principal

Realizada a 1ª Tertúlia das Cooperativas Escolares

Foi realizada nos dias 27 e 28 de fevereiro, em Teutônia, a 1ª Tertúlia das Cooperativas Escolares. O evento foi promovido através de intercooperacão das cooperativas Sicredi Serrana e Sicredi Ouro Branco e tem por objetivo promover a retomada das atividades das mais de 30 cooperativas escolares nas áreas de atuação das fomentadoras. O termo Tertúlia remete ao século XVIII, a um espaço de diálogo e troca de ideias, entre pensadores e intelectuais, sobre assuntos de grande importância para as comunidades. E exatamente esse movimento está sendo vivenciado pelos professores orientadores destas Cooperativas Escolares: a importância da educação e do cooperativismo no desenvolvimento de nossas comunidades.

Nesta primeira edição da Tertúlia, mais de 45 professores estiveram reunidos para dialogar e construir juntos, através da cooperação, o futuro da educação.  A programação, que iniciou na manhã do dia 27 de fevereiro, com a acolhida aos professores feita pelo diretor executivo da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, seguiu de palestra ministrada pelo vice-presidente da Sicredi Pioneira, Mário Konzen, sobre a história do cooperativismo e o desenvolvimento promovido nas comunidades. Após, o presidente da Sicredi Serrana, Marcos Balbinot, abordou o compromisso das cooperativas com as comunidades, o cumprimento de seu papel no atendimento de necessidades e os impactos positivos gerados que elevam o desenvolvimento econômico, a renda, o acesso à saúde, à educação e, consequentemente, à qualidade de vida dos associados e comunidade.

Na sequência, o evento foi conduzido pelo assessor pedagógico Everaldo Marini, que introduziu diversos elementos e dinamizou a participação de todos os professores orientadores presentes, alcançando de fato o objetivo da Tertúlia: trocas e construções com base no diálogo. No final da tarde, uma trilha ecológica integrou a programação em meio a um cenário natural deslumbrante, na Lagoa da Harmonia. A noite foi de confraternização e música. No segundo dia, estudos de casos, depoimentos e simulações de reuniões foram metodologias utilizadas para evidenciar e reconhecer o belíssimo trabalho que está sendo realizado através do Programa, que a cada dia inspira mais e mais pessoas.

Os municípios da Sicredi Serrana que aderiram ao Programa são Barão, Bom Princípio, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa e São Vendelino, que contam atualmente com sete cooperativas escolares. Na região de atuação da Sicredi Ouro Branco, as cooperativas escolares já fazem parte do dia a dia de várias escolas. São 20 cooperativas escolares já fundadas nos municípios de Teutônia, Estrela, Montenegro e, em breve, novas cooperativas serão habilitadas em Nova Santa Rita. O evento contou com a participação do Sescoop/RS e foi acompanhado pela área de Promoção Social do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, com a presença do analista técnico Gabriel Simas.