Ir para o conteúdo principal

Sescoop/RS promove workshop preparatório para o Ciclo 2019 do PDGC

A área de Monitoramento do Sescoop/RS realizou entre os dias 26 e 29 de março o workshop preparatório para o Ciclo 2019 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), voltado para as cooperativas que já participam do programa e para aquelas que irão aderir a partir de 2019. Cerca de 100 participantes de 49 cooperativas realizaram a capacitação, que teve como instrutora Luciana Lima, do Fundação nacional da Qualidade (FNQ).

O workshop teve como objetivo apresentar às cooperativas as atualizações e novidades dos instrumentos de avaliação e do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Segundo Luciana, “o PDGC está se aproximando dos órgãos reguladores, buscando alinhamentos e permitindo a ampliação de práticas de gestão. Pretendemos olhar de forma sistêmica, sempre em busca de resultado econômico e social para as cooperativas”, sintetiza. Na capacitação realizada aos cooperativistas do RS, Luciana acentuou que o programa está alinhado com a diretriz nacional de atuação finalística do Sescoop e foi desenvolvido com a participação de cooperativas de todo o país.

O gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, que participou da abertura do workshop, ressaltou que o PDGC é um programa de adesão voluntária e que a cooperativa define seu nível de participação, já que o programa possui três níveis de maturidade, que definem os estágios de maturidade do sistema de maturação de uma cooperativa (Primeiros passos para a excelência, Compromisso com a excelência e Rumo à Excelência). Daronco acrescenta que o programa é uma oportunidade de observação dos pontos fortes e oportunidades de melhorias, e que quanto maior é a resposta das cooperativas aos instrumentos de avaliação, melhor o programa funciona. “A unidade estadual pode verificar quais são as lacunas e prover soluções mais adequadas para as necessidades da cooperativa e auxiliar nos processos de melhorias e capacitações”, finaliza.

Tiago Schmidt, presidente da Sicredi Pioneira, cooperativa de crédito que já participa e já recebeu premiações do Programa, argumentou que a participação no PDGC é benéfica para a instituição. “Participamos de todos os ciclos em que houve o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão desde 2013, e notamos o quanto o PDGC impactou não apenas nos redesenhos de vários processos da cooperativa, mas principalmente na própria cultura da organização. O “simples” fato de avaliar os processos ou práticas existentes, promove buscas e questionamentos por outros modelos mais contemporâneos e conectados com a realidade”, analisa Schmidt.

Já Alexandre Angonezi, diretor executivo da Cooperativa Vinícola Garibaldi reforça que participa do PDGC desde 2016, no nível Compromisso com a Excelência, e que esta participação tem oportunizado diversas melhorias no sistema de governança e de gestão da Cooperativa. Segundo ele, hoje são realizados procedimentos próprios de controle e registro de práticas que até então não eram sistematizados. “O desenvolvimento e implantação do código de conduta, planejamento estratégico, comitês técnicos, avaliação de desempenho, são ações que são fruto do PDGC. O workshop foi muito interessante e esclarecedor”, finaliza Angonezi.

As inscrições para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019 já estão abertas. Nesta quarta edição, o prêmio é dirigido às cooperativas singulares e às cooperativas de 2º grau (centrais ou federações), independentemente do porte ou ramo de atuação, registradas e regulares junto à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e ao Sescoop. O prêmio avaliará as cooperativas conforme o nível de maturidade escolhido no PDGC. As cooperativas que ainda não estão no PDGC devem escolher a categoria e o nível de maturidade desejados, seguindo as orientações do site http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br.