Ir para o conteúdo principal

Cooperativa Santa Clara comemora 107 anos

A cooperativa de laticínios mais antiga em atividade no país completou no dia 10 de abril 107 anos de história. Com sede em Carlos Barbosa, a Santa Clara atualmente conta com 5.500 associados e captação de leite em mais de 125 municípios. Diariamente, mais de 750 mil litros de leite são recebidos e industrializados pela Cooperativa.

Os 2.100 funcionários estão distribuídos entre as três indústrias de laticínios, indústria de leite longa vida, frigorífico, suinoculturas, fábrica de rações, cozinha industrial, farmácia, 11 supermercados, 15 mercados agropecuários, centros de distribuição, assistência técnica ao produtor e setores de suporte.

A linha de produtos compreende mais de 340 itens entre Laticínios, Frigorífico, doces de fruta e sucos.

Linha do tempo

1911 – Tudo começou em 15 de maio de 1911, quando 17 pequenos agricultores da região de Santa Clara, na época parte do 4º Distrito de Montenegro e hoje pertencente a Carlos Barbosa, decidiram instalar uma microempresa de queijo e manteiga, com o nome de “Latteria Santa Chiara”, com o objetivo de obter um rendimento com o aproveitamento de sua produção de leite.

1912 – A data oficial de criação da Santa Clara é 10 de abril de 1912, quando seus 31 fundadores a transformaram em cooperativa com a razão social de Cooperativa de Laticínios União Colonial. Esta transformação ocorreu devido à influência da pregação cooperativista na região de colonização italiana à época, feita pelo técnico italiano Giuseppe De Stéfano Paternó.

1954 – A Cooperativa foi pioneira na utilização de inseminação artificial no Rio Grande do Sul. O trabalho de melhoramento genético iniciado há seis décadas com seus associados gerou animais de alto rendimento e produtividade, premiados em grandes exposições como Expointer, Fenasul e outras.

1975 – Buscando alternativas para superar as dificuldades da época, a Cooperativa de Laticínios União Colonial Ltda. e a Cooperativa Agrícola Carlos Barbosa, que já tinham diversos sócios em comuns, se uniram, formando uma nova entidade. Em 1975 nascia a Cooperativa Agropecuária Carlos Barbosa Santa Clara Ltda.

1977 – Em 9 de setembro de 1977, a Assembleia Geral da Cooperativa alterou a razão social para Cooperativa Santa Clara Ltda. Nesse ano também a Santa Clara começou sua expansão, com a incorporação na Cooperativa Veranense de Cereais Ltda., de Veranópolis.

1996 – A Santa Clara alcançou o índice de 100% de coleta do leite a granel em 1996. Nesta modalidade, existe mais segurança no transporte da matéria-prima, conservando sua qualidade da propriedade até a indústria.

2014 – Pioneira no RS a contar com o programa PAS Leite, implantado em parceria com o Ministério da Agricultura, Senai e Sebrae. Além do treinamento de todos os transportadores de leite, foi implantado o projeto-piloto com formação de 13 produtores no programa. Também em 2014, a Cooperativa adquiriu uma indústria de Laticínios em Getúlio Vargas, com capacidade para industrializar 150 mil litros por dia.