Ir para o conteúdo principal

Agentes de Desenvolvimento do Cooperativismo participam de curso em Não-Me-Toque

Nos dias 17 e 18 de abril aconteceram os módulos iniciais do Curso de Aperfeiçoamento para Agentes de Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho, no município de Não-Me-Toque. Promovido pelo Sescoop/RS e a Escoop, o curso de extensão é voltado para Agentes de Desenvolvimento Cooperativista e de Desenvolvimento de Autogestão das Cooperativas, e tem como objetivo desenvolver visão estratégica e despertar o posicionamento crítico sobre a gestão das cooperativas, visando à adoção de boas práticas de gestão e a correta utilização dos recursos.

A proposta do curso é apresentar uma trilha comum de módulos, oferecendo conteúdos e conhecimentos comuns e alinhados para os Agentes. Após a base conjunta construída, os públicos do curso são separados e recebem conhecimentos específicos, alinhados aos órgãos de gestão que fazem parte. Após essa trilha específica, os participantes do curso voltam a interagir em módulos cujo conteúdo teórico e sua aplicação prática depende diretamente do envolvimento conjunto dos agentes.

Durante os dois dias, 48 representantes de 23 cooperativas participaram da capacitação, que teve as disciplinas de Identidade Cooperativista, ministrada pela professora Cinara Alves e de Gestão Estratégica, pelo professor Roberto Moraes. O gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, contextualizou os participantes sobre as mudanças que estão sendo implementadas desde a aprovação da resolução 127 do Sescoop/RS, que obriga as cooperativas a aderirem aos programas de Monitoramento a partir de 2020, além de apresentar a proposta e estrutura do curso.