Ir para o conteúdo principal

Um agente essencial para a saúde pública

Faça chuva ou faça sol, lá estão os homens e mulheres de uniforme laranja, varrendo, capinando, limpando ruas, avenidas e todos os recantos da cidade. Um papel fundamental na vida urbana e com uma data especial para homenageá-los. Dia 16 de Maio é comemorado o Dia do Gari!

Preparo físico, esforço e disposição são algumas características da profissão. Porto Alegre tem mais de 1.600 garis trabalhando na limpeza urbana, limpeza de praças e parques e coleta seletiva. São associados da Cootravipa – Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre.

“O gari é um agente de saúde pública, porque é ele o responsável por manter a cidade limpa, livre de pragas e de focos de doenças”, explica a presidente da Cootravipa, Imanjara Marques de Paula, destacando o papel fundamental da profissão numa sociedade em que a conscientização ambiental ainda está em construção.

Uma profissão taxada muitas vezes como invisível. Ao que Imanjara destaca o lado positivo deste conceito. “A eficiência do trabalho do gari está justamente quando as pessoas encontram o ambiente organizado a ponto de nem notarem que por ali passou um agente de limpeza”, ressalta.

E por trás dos homens e mulheres de vassoura, enxada ou um saco de lixo na mão, muitas histórias de superação. É o caso da Conceição, que aos 50 anos limpa sanitários púbicos de dia e cursa faculdade à noite. E de Fernando, ex-presidiário que encontrou na profissão um meio não só de ganhar a vida, mas de erguer a cabeça perante a sociedade. E de Kassio, transsexual que recuperou a autoestima e agora sonha em ser pai. Além de Everton que adquiriu um corpo atlético correndo atrás do caminhão da coleta seletiva e, nas horas de folga puxa um pagode com os colegas pra descontrair.

Um dia pode ser pouco para homenageá-los, mas contar a histórias deles é um grato reconhecimento pelo trabalho que nos prestam, enquanto sociedade!

Fonte: Assessoria de Imprensa Cootravipa