Ir para o conteúdo principal

Cooperativismo necessita se comunicar melhor com a sociedade

Reconhecido como uma liderança no cenário do cooperativismo brasileiro, o embaixador especial da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para o cooperativismo mundial e coordenador do centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas/SP (FGV), Roberto Rodrigues, afirmou nessa quinta-feira (16/5), no Theatro São Pedro, durante o Simpósio das Unimeds do RS 2019 e 10° Fórum Instituto Unimed/RS, que os benefícios que o cooperativismo proporciona não são de conhecimento público da maioria da população brasileira. “O resultado positivo, aquele que envolve inclusão e mitigação da concentração de renda, não é conhecido”, afirma o ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

Sob a mediação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e do vice-presidente da Unimed Federação/RS, Jorge Antônio Martines, Roberto Rodrigues afirmou em sua palestra que a comunicação é um item que necessita ser aprimorado quando há referência à agricultura. “Nós precisamos saber comunicar claramente a importância do agro nas cadeias produtivas. E comunicando nós temos que explicar o que é competitividade. As empresas devem competir para serem únicas e não para tentarem serem as melhores. O Brasil é o país mais competitivo do mundo”, complementa.

Viabilidade econômica

Roberto Rodrigues explanou sobre o cenário do cooperativismo no Brasil e destacou que as condições para o sucesso de uma cooperativa passam pela sua necessidade e viabilidade econômica. “A cooperativa é uma empresa que tem que ser viável economicamente. E mais do que isso, ela tem que ser necessária e ter espírito associativo na comunidade”.

O ex-ministro da Agricultura considera o cooperativismo uma doutrina que visa corrigir as distorções sociais através do econômico, uma doutrina que mitiga os impactos dos sistemas econômicos, mas não os transforma. Dessa forma, Rodrigues destaca a força do cooperativismo em escala global, por ser um movimento econômico e social que envolve mais de 1 bilhão de cooperados e 3 milhões de cooperativas no mundo. “O cooperativismo possui princípios e uma doutrina que é aceita em todos os países, em conjunto com uma organização vertical e horizontal”, complementou.

Suergs e o 10º Fórum Instituto Unimed

Pela primeira vez o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS reúne em uma mesma edição dois de seus principais palcos de debates: o Simpósio das Unimeds do Rio Grande do Sul (SUERGS) e o 10º Fórum Instituto Unimed.

Nomes de relevância nacional e internacional debatem sobre saúde, diversidade e futuro. A programação encerra nesta sexta-feira (17/5).