Ir para o conteúdo principal

Unimed VTRP lança programa de inovação aberta com startups

Em 2019, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) dá mais um passo em busca de soluções modernas que possam melhorar a experiência ao cuidar da saúde de seus mais de 230 mil clientes. Trata-se do InnovatiOn Unimed, programa inédito de conexão com startups aberto para todo o Brasil. A iniciativa está estruturada para atender tanto demandas do negócio atual quanto a criação de novos processos. O objetivo é encontrar soluções inovadoras para oito grandes desafios definidos pela Cooperativa Médica. As inscrições estão abertas até o dia 31, exclusivamente pelo site https://www.innovationunimed.com.br.

“Nos últimos anos, a Unimed VTRP tem trabalhado em duas grandes frentes. A inovação e o estímulo à mudança de hábitos das pessoas. Nossa campanha Mude1Habito, trabalhada em todo Brasil pelo Sistema Unimed, incentiva as pessoas a mudarem hábitos, transformando a rotina e buscando mais qualidade de vida. Agora, com o InnovatiOn, estamos também buscando mudar hábitos, mas dentro do ambiente corporativo”, explica o médico Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed VTRP.

“A transformação digital impõe novas perguntas a todos os mercados, e estamos prontos para buscar novas respostas”, complementa.

O InnovatiOn Unimed é um momento importante na história da Cooperativa, pois marca uma abertura para que novas possibilidades, tecnológicas ou de processos, sejam apresentadas, estudadas, e implementadas nos próximos anos. Tudo isso para levar mais conforto, comodidade e segurança aos clientes.

No início deste mês, gestores da Unimed VTRP, de outras Unimeds no Estado e também da Uniodonto participaram de uma missão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, promovida pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS por meio da Escoop Saúde. Conectados ao ambiente de inovação, os participantes tiveram acesso ao ecossistema de startups, aceleradoras, incubadoras e centros de inovação. Conduzidos pela Startse, o maior ecossistema de startups e empreendedores da América Latina, os participantes foram impactados pelas novas tecnologias e novas formas de gestão e modelos de negócios. Esta experiência também será colocada em prática no InnovatiOn.

COMO FUNCIONA O INNOVATION?

Referência no Brasil em inovação de grandes corporações, a Innoscience Consultoria está trabalhando desde fevereiro em conjunto com a Unimed VTRP neste programa de conexão com startups. Ela é a parceira da Cooperativa Médica no programa. A iniciativa foi apresentada em eventos em São Paulo e Porto Alegre.

Na prática, depois desta etapa de inscrições, que se encerra no fim deste mês, o programa contará com um filtro para definir quais startups apresentam boas potencial de soluções aos desafios propostos. Nesta etapa, haverá um Pitch Day, um dia onde as 20 startups selecionadas apresentarão, para uma banca formada pela gestão da Unimed VTRP e por referências em inovação nos vales do Taquari e Rio Pardo, seus projetos.

As selecionadas nesta segunda fase farão uma imersão com equipes da Unimed, conhecendo a fundo os desafios, e desenvolvendo suas soluções internamente, dentro do ambiente corporativo da Cooperativa Médica, durante o segundo semestre.

O InnovatiOn tem previsão de término em novembro.

OS OITO DESAFIOS

– Telemedicina para acesso a consultas

– Plataforma para vendas multicanais

– Acesso a população envelhecida

– Educação corporativa e compartilhamento de conteúdos

– Análises preditivas de contratos

– Gerenciamento da saúde a distância

– Gestão de inadimplência

– Gamificação da saúde

QUEM PODE PARTICIPAR?

Startups de todo o Brasil podem participar. Todas as informações estão no regulamento, que pode ser acessado no site do programa (https://www.innovationunimed.com.br). Podem participar empreendedores que tenham aderência aos desafios e que possuam um Produto Mínimo Viável (MVP, em Inglês) desenvolvido e validado, ou mesmo que já tenham seu produto ou serviço disponível no mercado. Não importa o tipo de solução ou tecnologia nem onde a startup esteja localizada. ​Por isso, é importante observar que o InnovatiOn Unimed não é um programa de ideias, e sim de busca por soluções já testadas.

 

Fonte: Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo