Ir para o conteúdo principal

Cootravipa completa 35 anos nesta sexta-feira

A Cootravipa – Cooperativa de Trabalho, Produção e Comercialização dos Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre Ltda – completa 35 anos com uma história de lutas, conquistas e superação, promovendo o desenvolvimento social através da geração de trabalho e renda de seus mais de 2 mil associados.

Atualmente, a Cootravipa é responsável pela limpeza urbana, limpeza de praças, capina de vias, coleta seletiva e operação das casas de bombas do município de Porto Alegre além de contratos firmados junto a iniciativa privada.

Compromisso Social – Oportunizar trabalho a todos, mas principalmente às pessoas menos favorecidas e, por isso, discriminadas pela sociedade, como apenados, idosos, pessoas em situação de rua, mulheres chefes de família, entre outros, investindo no desenvolvimento humano através de projetos sociais e capacitação continuada. Reconhecida pelos órgãos de representação, a Cootravipa é referência nacional no cooperativismo de trabalho.

História – A Cootravipa nasceu da necessidade de trabalho e renda das comunidades carentes das vilas de Porto Alegre, mais precisamente da Grande Cruzeiro, onde na década de 80 mais de 3 mil desempregados viviam com suas famílias à margem da sociedade, muitos desses há mais de nove meses sem trabalho. Após as manifestações que reivindicavam aos governos oportunidades de trabalho não surtirem grande efeito, a comunidade da Vila Cruzeiro decidiu fundar uma cooperativa, a exemplo do que vinham fazendo trabalhadores de outros países da América Latina.

Foi então que um grupo de 20 pessoas conseguiu, em um esforço coletivo, arrecadar a quantia necessária para registrar os documentos e levar adiante a ideia do novo modelo de negócio. Assim que no dia 05 de julho de 1984 nascia a Cooperativa de Trabalho, Produção e Comercialização dos Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre Ltda., a Cootravipa, com o lema “A União que deu Certo”.

Para a presidente da Cootravipa, Imanjara Marques de Paula, os 35 anos de existência da instituição representa um exemplo de como a força da união entre pessoas em prol de um objetivo coletivo pode transpor barreiras e gerar valor socioeconômico a todos os envolvidos: “Assim se consolidou a Cootravipa, uma cooperativa de pessoas de origem simples, porém empreendedoras que através do trabalho e dedicação coletivos quebraram paradigmas e conquistaram espaço, provando que é possível promover o desenvolvimento social através da geração de trabalho e renda que vise, sem discriminação, a sustentabilidade coletiva sendo essa uma das principais razões que fazem o cooperativismo resistir e crescer perante as adversidades. Muitos são os desafios que enfrentamos e ainda enfrentaremos, mas acreditamos que juntos sairemos sempre vitoriosos. É a união que deu certo mostrando o seu melhor!”, relata a presidente.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cootravipa