Ir para o conteúdo principal

Encontro das Cooperativas de Transporte reúne lideranças do ramo

O Sescoop/RS promoveu na manhã desse sábado (20/7), na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, o Encontro das Cooperativas de Transporte. O evento reuniu 72 representantes de 13 cooperativas do Rio Grande do Sul e tratou de temas como educação cooperativa, relações interpessoais e familiares e cenários do setor de transporte.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, apresentou a educação cooperativa e falou da importância da formação dos cooperados para o sucesso das cooperativas. Perius trouxe aos presentes a importância dos sete princípios do cooperativismo e como o respeito aos princípios impacta diretamente nas cooperativas. “Esses sete princípios podem ser reduzidos em três princípios básicos, de acordo com a revolução francesa: liberdade, fraternidade e igualdade. O cooperativismo faz isso!”.

Na sequência, o presidente do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público – Ibraed, Alexandre Pasqualini, apresentou a palestra “Qualidade nas Relações Interpessoais e Familiares” e falou sobre o impacto dos relacionamentos no desempenho pessoal e profissional. “A família e as cooperativas são uma relação entre os vivos, os mortos e os vindouros”, afirmou.

Ao fim da manhã, os participantes assistiram à palestra do presidente do Instituto de Pesquisa Gianelli Martins (IGPM), Odacir Klein, que explanou sobre os cenários do setor de transportes e a importância do compliance para a gestão das cooperativas de Transporte.

Participaram também desse evento o diretor da Ocergs, Roberto Bresolin, o presidente da Rede Transporte, Adelar Steffler, o gerente do Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, e as analistas técnicas  do Sescoop/RS, Tatiana Francisco e Diene Ludwig.