Ir para o conteúdo principal

Cotribá promove Seminário Técnico Internacional do Leite

Pesquisadores renomados do exterior abordaram a máxima eficiência na produção de leite. O evento reuniu centenas de técnicos e produtores, na Asfuca, em Ibirubá

A Cotribá, através do departamento de Produção Animal, realizou na quinta-feira, 08 de agosto, na Asfuca, o seu tradicional Seminário Técnico do Leite. O evento, que está na nona edição, reúne técnicos e produtores, com o objetivo de discutir a sustentabilidade e a competitividade da atividade leiteira no Rio Grande do Sul. A novidade desta edição é que o seminário ganhou status internacional ao receber painelistas dos Estados Unidos e Canadá.

Pela manhã foram realizadas duas palestras. A primeira, com o tema “Manejo de Transição: como preparar suas vacas para o sucesso na lactação”, foi ministrada pelo professor do departamento de Biociências Animais da Universidade de Guelph, no Canadá.

A segunda abordagem do dia foi “Como a saúde da vaca influencia no sucesso do seu negócio”, pelo diretor de aplicações e serviços técnicos da Diamond V – EUA, Willian Sanches (Bill Sanches), a palestra foi traduzida pelo gerente de Tecnologia da Cargill Nutron, Davi Araujo.

Ao meio-dia, os participantes tiveram intervalo para almoço e para visitar os espaços das empresas parceiras. E, à tarde, a retomada dos trabalhos foi com foco no uso das tecnologias 4.0 na atividade leiteira. Na oportunidade, o produtor da Cotribá, médico veterinário Tiago Michelon, apresentou o seu case de sucesso com a automação da ordenha na propriedade da família, em Vespasiano Corrêa. Na sequencia, o supervisor de Difusão de Tecnologia da CCGL, Luis Otávio da Costa Lima, complementou com a palestra “Projeto de ordenha robótica em sistema base pasto, quais os desafios?”.

“Qualidade do leite, e eu com isso?” foi o tema da última palestra da tarde, proferida pelo gerente nacional de Marketing da Bayer Saúde Animal, Luciano Rodrigues. Com humor e muita irreverência ele falou de propósito e da importância do bem-estar das pessoas na atividade leiteira.

O evento terminou por volta das 17 horas, com sorteio de brindes. Neste ano, as empresas Cargill Nutron/Kemin, Bayer e CCGL foram patrocinadoras do Seminário Técnico Internacional do Leite Cotribá. Também participaram como apoiadores a Noxon, Intersul/MSD, Basso e Pancotte, Ouro Fino, Syngenta, Resolpec, DeLaval, Bioaromas e CRV Lagoa.