Ir para o conteúdo principal

Escoop recebe cooperativas paulistas do Ramo Infraestrutura

Representantes do Sescoop/SP e da Fecoresp, acompanhados de representantes das cooperativas Cedrap, de Paraibuna, Ceripa, de Itaí, CERMC, de Mogi das Cruzes, Cerrp, de São José do Rio Preto, Cert, de Tupã, Cetril, de Ibiúna, além de um representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), realizaram visita técnica na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop na tarde dessa segunda-feira, dia 19. Eles foram recebidos pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, pelo superintendente da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural Do RS – Fecoergs, José Zordan e pelo coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, José Máximo Daronco.

O encontro, que reuniu 22 visitantes, foi pautado nas boas práticas das cooperativas gaúchas, como planejamento estratégico, plano de negócios, boas práticas de gestão e inovação. As cooperativas gaúchas são referências nacionais no ramo infraestrutura.

O Sescoop/SP está trabalhando no Formacoop – Programa de Formação de Dirigentes com o Ramo Infraestrutura, que busca desenvolver as competências técnicas e aprimorar a gestão das cooperativas, contribuindo na busca de melhores práticas da Governança Cooperativa. O conteúdo programático do Formacoop foi elaborado com base nas necessidades apresentadas no resultado do PDGC – Programa Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, e a visita técnica em cooperativas consideradas cases de sucesso é produto de um dos módulos.

Além desse encontro na Escoop, o grupo também visitou a Certel de Teutônia, e a Coprel, de Ibirubá. Participaram também as analistas técnicas Tatiana Francisco e Valeska Takahashi.