Ir para o conteúdo principal

Estudantes criam cidade sustentável a partir da cooperação

Estudantes que fazem parte de Cooperativas Escolares da região apresentaram na tarde desta terça-feira, 24, o protótipo de uma cidade sustentável que foi criado a partir da cooperação. O trabalho fez parte da Oficina de Inovação e Criatividade, ofertada pela Sicredi Vale do Rio Pardo em parceria com a Greta Consultoria, e com apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e das Secretarias Municipais de Educação de Herveiras, Sinimbu, Passo do Sobrado e Vale Verde. “A ideia da oficina era despertar a criatividade com desafios que exigem cooperação e inovação. E a cidade sustentável foi o grande resultado do processo de aprendizagem”, destacou a coordenadora do Programa A União Faz a Vida da Sicredi VRP, Fabiana Bartholomay.

A iniciativa contou com a participação de 25 associados das Cooperativas Escolares Brotando da Terra, Sol do Amanhã, Semeando Sonhos, Feito à Mãos e Verde Vale. Na oficina os estudantes aprenderam programação, cultura maker e robótica, com a utilização do software arduino. Com a abordagem do Design Thinking, eles buscaram soluções para o desafio de construir uma cidade sustentável a partir da cooperação. O protótipo apresentou resoluções para problemas como desperdício de água, vazamento de gás de cozinha, segurança, acidentes de trânsito e consumo de energia. Entre as soluções inteligentes estavam geração de energia renovável, reaproveitamento de água, entre outros. As referências pesquisadas foram buscadas nas cooperativas que oferecem serviços afins.

Para Fabiana, o resultado do trabalho foi sensacional, pois foram atingidos os objetivos da oficina. “Esta foi uma experiência de aprendizagem capaz de desenvolver habilidades do século 21, de vida e carreira, sociais e tecnológicas a partir dos princípios do cooperativismo. É a resolução de problemas de forma criativa e inovadora”, salientou. De acordo com um dos participantes, Vinícius Goldschmidt, associado da Cooperativa Escolar Brotando da Terra, de Sinimbu, “o cooperativismo pode ser uma forma de construirmos cidades mais sustentáveis para todos”.

A apresentação do protótipo, que aconteceu na sala de treinamento da Agência do Sicredi no Centro de Santa Cruz do Sul, foi prestigiada pelo presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry; pelo vice-presidente da Cooperativa, Pedro Carlos Thessing; pela gerente de Agência do Sicredi, Anísia Costa; e demais colaboradores. A Oficina de Inovação e Criatividade foi ministrada durante o mês de setembro, dividida em quatro encontros, em um total de 16 horas de aprendizagem. Os estudantes ainda foram convidados a apresentarem a cidade sustentável no Festival de Invenção e Criatividade (FIC), que acontece nos dias 29 e 30 de outubro, na Ulbra em Canoas.