Ir para o conteúdo principal

Ramo Infraestrutura realiza seu Seminário de avaliação da Missão aos EUA

Entre os dias 21 e 25 de outubro, dirigentes e colaborados de cooperativas de Infraestrutura, da Fecoergs, do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Escoop, participaram da Missão Técnica que abrangeu o Vale do Silício, na Califórnia, e o estado do Texas, nos Estados Unidos. Após o retorno da viagem que mesclou experiências no ecossistema de inovação da Califórnia e no cooperativismo de infraestrutura no Texas, os participantes estiveram reunidos novamente, no dia 10 de dezembro, na Escoop, para o Seminário de Avaliação e Propositivo da Missão.

O Seminário foi conduzido pelo coordenador de Graduação da Escoop, Carlos Alberto Oliveira de Oliveira, e reuniu os participantes para uma abordagem das próximas ações conjuntas que podem ser conduzidas em prol da sustentabilidade das cooperativas de infraestrutura, por meio da inovação. Oliveira apresentou as ações da Escoop em 2019 na temática inovação e conduziu uma reflexão sobre as oportunidades de compartilhamento e integração entre as cooperativas de infraestrutura e com os demais ramos.

O evento também contou com uma palestra do diretor de projetos da Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV), Arno Boerger, sobre como a inovação, o processo de digitalização e a intercooperação tem acontecido no país europeu. Os participantes da missão técnica participaram de uma dinâmica onde puderam compartilhar quais ações consideram prioritárias de serem realizadas para os próximos passos na área de inovação no cooperativismo gaúcho. O resultado das discussões e da dinâmica se transformará em um relatório que poderá guiar e embasar as próximas ações voltadas à inovação nas cooperativas gaúchas.