Ir para o conteúdo principal

Pesquisa inédita revela comportamento dos jovens cooperativistas

A ComTexto é uma empresa especializada em pesquisa de mercado de Porto Alegre e nos ajudou a desenvolver essa pesquisa incrível. Através dela, buscamos entender os jovens trabalhadores ou associados do cooperativismo e sua relação com esse sistema.

O estudo reuniu, entre homens e mulheres, 54 pessoas de Porto Alegre e região Metropolitana e 347 pessoas do interior do Estado. Todas elas trabalham ou são associadas em alguma cooperativa e têm de 16 a 34 anos.

Venha ver os principais resultados e conhecer um pouquinho mais desse perfil!

Lazer e Informação

Não precisa nem dizer, né? Os meios preferidos dos jovens foram, disparados, as redes sociais e os sites e blogs informativos. Logo em seguida veio a TV.

Já os conteúdos preferidos dos entrevistados foram assuntos acadêmicos de suas áreas, tecnologia e inovação, e cultura e entretenimento. Nada novo sob o sol das Gerações Y e Z, não acha?

Planos para o Futuro

Pelo visto, o que vem por aí no cooperativismo é uma galera empolgada por fazer acontecer e que cada vez mais se preocupa com como mudar esse mundo pra melhor.

Questionados sobre seus planos para os próximos cinco anos, os respondentes indicaram que adorariam viajar e conhecer o mundo, ajudar os outros a mudarem suas realidades de vida e ver o Brasil um país mais justo.

Além de quererem fazer a diferença, os jovens estão otimistas dentro do cooperativismo: mesmo em tempos de crise e alta do desemprego, 73,1% dos pesquisados acreditam que estarão “em uma situação ou posição mais importante ou de maior responsabilidade” nos próximos cinco anos em suas carreiras. Por aqui, sentimos firmeza!

Carreira

No âmbito profissional, os pesquisados – dos quais a maioria se formou em ou está cursando cursos relacionados à administração e gestão – normalmente estudam e trabalham simultaneamente.

E não para por aí o investimento na carreira: esmagadores 71,1% dos respondentes afirmaram que já realizaram cursos de capacitação, demonstrando um grande envolvimento e dedicação! Hoje, eles estão centrados em três principais áreas de atuação: Agro, Saúde e Crédito.

Jovem + Cooperativismo

Quanto à relação dos jovens com o cooperativismo, parece que essa é uma união estável. Com tendências à comunhão de propósitos, essa geração é bastante engajada e indica apreciar principalmente o comprometimento que as cooperativas têm com os associados e com a sociedade, bem como o próprio modelo cooperativista.

Além disso, 86,3% dos respondentes acham que suas cooperativas incentivam o desenvolvimento pessoal e a capacitação. E 72,1% têm como ideia construir carreira em uma cooperativa. Não é por nada, afinal, 76% deles demonstram estar satisfeitos com seus salários.

É… dedicação e lealdade são palavras que descrevem bem a relação dos jovens com o cooperativismo. Com cerca de 65% deles afirmando “vestir a camisa” de suas cooperativas e, ao mesmo tempo, dizendo que recomendam para amigos e/ou familiares que façam parte de uma cooperativa. E aí, você é pilhado assim também?

Visão: como comunicar?

Mesmo com um pensamento positivo a respeito do cooperativismo, muitos respondentes ainda percebem a forma de transmissão de informações a respeito do modelo como ineficaz quando se trata de atingir outros jovens. Para eles, o mercado tradicional se comunica de forma mais atrativa, o que faz com que menos pessoas conheçam o cooperativismo.

Satisfação

Em geral, os pesquisados se sentem acolhidos por suas cooperativas e acreditam que o ambiente em que estão agora é mais saudável do que outros espaços de trabalho em que já estiveram.

Por causa dessas considerações, 69,3% dos jovens indicaram que estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos em termos profissionais. Dê uma olhada:

Com tantos resultados que revelam pessoas empolgadas, felizes e cheias de vontade, fica difícil não ser otimista, né?

Vamos juntos em busca de novas possibilidades de crescimento! Essa pesquisa pode ser uma ótima forma de começar!