Ir para o conteúdo principal

Mensagem de Graciela Fernández Quintas, Presidente da Cooperativas das Américas

Graciela Fernández, Presidente da ACI Americas, expressou sua solidariedade nesse momento de crise para com toda a comunidade cooperativista. Ela, que já foi entrevistada pela revista RGCoop (confira aqui a entrevista), trouxe palavras de otimismo e união para todos e diz esperar que o momento posterior aos impactos do coronavírus tenha a prevalência dos princípios e valores do cooperativismo. Confira abaixo suas palavras:

Estimados e estimadas cooperativistas
Respeitados líderes das organizações associadas
Prezados membros do Conselho de Administração
Cooperativas das Américas

Esperamos que nesse momentos estejam todos com boa saúde, cuidando de seus entes queridos e ajudando a reduzir a curva de contágio do Covid-19 nas Américas.

Aqui na ACI Américas queremos explorar as diferentes oportunidades para a evolução da consciência que surgem do Covid-19, que apresenta à humanidade um desafio de escala sem precedentes, uma vez que não reconhece fronteiras, nacionalidades, religiões ou grupos étnicos.

Nestes últimos dias, experimentamos momentos de incerteza, medos, temores, perguntas no nível coletivo, mas, ao mesmo tempo, vimos atos que revelam o coração da humanidade. Estamos vendo a solidariedade e a cooperação traduzidas em ações concretas de cada uma das confederações e cooperativas, somadas ao esforço das autoridades e governos da região para aliviar a crise da saúde.

Devemos reconhecer que é um momento que nos permitiu parar de pensar no “eu” para pensar em um “nós”, uma situação que nos tira do modo automático e nos leva a um modelo básico, que é o lar como célula da sociedade. Descobrimos que, em momentos de crise, a vida é reduzida a momentos em busca de equilíbrio e calma, e também nos leva a questionar todas as estruturas sociais que já estavam em detrimento, como o sistema de seguridade social, o sistema de consumo, a saúde e a crise climática.

Expressamos nossa preocupação com os efeitos devastadores de longo alcance, que podem levar dezenas de milhões de pessoas ao desemprego, subemprego e pobreza no trabalho. Segundo estimativas da Organização Mundial do Trabalho (OIT), isso pode atingir 25 milhões de empregos em todo o mundo. Assim, solicitamos aos nossos colaboradores que façam o máximo esforço para manter empregos diretos e fomentar a subsistência de empregos indiretos.

O movimento cooperativo representa cerca de 12% da humanidade, contribuindo de forma vital para ajudar todos os seus associados, famílias e comunidades a superar essa crise. É assim que buscamos abrir espaços de diálogo para criar ações de intercooperação de maneira intersetorial, coordenadas por cada confederação e cooperativa, e que também possam levar essas propostas às autoridades nacionais e locais. Convidamos você a construir alianças inesperadas em um momento inesperado.

Do Escritório Regional da Cooperativas das Américas daremos visibilidade a esses esforços, a fim de trocar informações confiáveis sobre boas práticas em nível regional.

Manifestamos nossos sinceros agradecimentos ao pessoal médico e aos trabalhadores das cooperativas de saúde. Celebramos e destacamos seu talento, espírito de serviço, esforço, dedicação e entrega a essa profissão, àqueles que dão suas vidas e que dão um exemplo de sua generosidade e compromisso humanístico que coloca o coletivo diante do individual.

Desejamos que neste novo capítulo da história do planeta prevaleçam os princípios e valores do cooperativismo, e o futuro que escreveremos em nossas decisões seja definido por nossos valores éticos, cooperação, solidariedade e equilíbrio de nossa existência com o meio ambiente para o bem comum.

 

Fonte: ACI Americas