Ir para o conteúdo principal

Sistema OCERGS-SESCOOP/RS reúne cooperativas do Ramo Trabalho

O Sistema OCERGS-SESCOOP/RS realizou, nesta quarta-feira (7/11), uma reunião com representantes de cooperativas do Ramo Trabalho. O encontro foi realizado na sede do Sistema. A reunião promoveu um debate acerca do projeto de Lei n° 7009/06, que propõe uma nova regulamentação para as cooperativas de Trabalho. A pauta também incluiu questões que envolvem as ações do Ministério Público do Trabalho relativas ao Ramo e à Super Receita do Brasil.

A Lei em questão foi analisada minuciosamente pelos participantes da reunião, que sugeriram diversas alterações no projeto. Houve espaço para reflexões e debate. No final da tarde, o presidente do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Vergilio Perius, propôs às cooperativas de Trabalho a realização de uma reunião, amanhã (08/11),  com os representantes cooperativistas e os advogados do Ramo Trabalho, para que as alterações sugeridas sejam justificadas e fundamentadas em argumentos legais. Este encontro será realizado, também na sede do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS (Rua Félix da Cunha, 12, Bairro Floresta, Porto Alegre), a partir das 14h.

Perius declarou que as cooperativas de Trabalho estão entre as mais recentes dos treze ramos do cooperativismo gaúcho e, por este motivo, demandam a definição – de forma coletiva – de seus processos operacionais e sociais. “Este processo de definição pode ocorrer via regimento, estatuto ou regimento próprio – que é quando cada uma faz seu dever de casa – ou ainda pelos critérios de identificação que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) adotou em 1994. Não importa qual é a forma de regimento, desde que ele atenda os interesses e necessidades das cooperativas.” – afirmou o presidente.