Ir para o conteúdo principal

FECOAGRO/RS expõe custo de produção da safra em coletiva de imprensa

O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FECOAGRO/RS), Rui Polidoro Pinto, divulgou o estudo do custo de produção da safra 2007/08, na manhã desta quarta-feira (12/12). A exposição foi realizada durante a coletiva de imprensa realizada na sede da FECOAGRO/RS e contou com a presença, ainda, do economista e consultor técnico da FECOAGRO/RS, Tarcisio Minetto. O estudo traz uma avaliação comparativa entre a estimativa de custo para a próxima safra de verão de milho, soja, girassol e sorgo 2007/08 e aveia e trigo na safra 2007 no Estado. “Estamos projetando uma boa safra, com condições climáticas favoráveis e baixos custos de produção”, afirmou Polidoro Pinto.
 
Segundo a FECOAGRO/RS, apesar do êxito na colheita, as safras colhidas no Rio Grande do Sul não são suficientes para trazer tranqüilidade ao setor primário gaúcho. Entre os motivos apontados para justificar esse resultado estão o processo de endividamento dos últimos anos, acrescido das altas dos insumos e disparidade entre dólar e real, além de outros fatores.
 
A pesquisa de preços tomada como base para o estudo foi realizada através de levantamento junto às cooperativas filiadas à FECOAGRO/RS e revenda de máquinas e implementos, fornecedores de combustíveis, lubrificantes e de insumos no Estado.