Ir para o conteúdo principal

Cooperativas participam de rodada de negócios na Expodireto

      Interessadas em ampliar as exportações, diversas cooperativas gaúchas estão participando de negociações no espaço destinado pela Cotrijal para rodadas de negócios internacionais. Na manhã de hoje, o vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Augusto Pretto, acompanhou as tratativas no International Point, como é denominado o local.

      Pretto avaliou o trabalho dizendo que “há uma necessidade dos pequenos países, como Irã, Iraque, Gana, Nigéria, Angola, Portugal, Cuba e Panamá em fazer importações diretas. Pelo que nos passaram, eles antes compravam em grupos, e essa negociação direta interessa a todos. Nossas cooperativas colocaram seus produtos, especialmente suínos e frangos e lácteos”, recordou.

      Responsável por recepcionar as cooperativas e direcioná-las para as rodadas de negociações, Pretto está exultante com as perspectivas. “Se abriu a possibilidade de termos dentro da organização estadual uma câmara de exportação que irá facilitar esses negócios entre as cooperativas e os importadores. O que se nota é que todas as cooperativas que já exportam tem um escritório de negociação, mas mesmo assim eles estão aqui. Acredito que chegaremos a um número de 20 cooperativas participando”, alertou.

      De acordo com o diretor-presidente da Via Marketing Brasil e coordenador do Pavilhão Internacional pela Cotrijal, Evaldo Silva Júnior, “o Pavilhão Internacional vai ser um destaque na feira, porque o cenário internacional está muito positivo para o Brasil. Seria muito mais difícil fazermos a internacionalização de uma feira se não houvesse essa projeção nacional”, avaliou.

      A supervisora de exportação da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), Márcia Daltoé participou de conversações com representantes de organizações do Panamá, Sérvia e Cuba. Para ela, “superou as expectativas, não havíamos ainda participado deste tipo de negociação. Fizemos vários contatos”, comemorou. A Cosuel já exporta cortes e carcaças congeladaos de suínos, e fez na Expodireto uma apresentação de leite em pó, pois possui uma indústria em construção. Segundo a supervisora da Cosuel, já existem interessados na compra do produto.

      Além da Cosuel, participaram das rodadas na manhã de hoje a Cotrijal, Fecovinho, Cotrijuí,  Camnpal e Rede Transporte.