Ir para o conteúdo principal

Diplomados 52 jovens do Programa Jovem Aprendiz

 

       Dentro das atividades do Mundo Cooperativo Gaúcho durante a Expodireto Cotrijal 2012, aconteceu na tarde de hoje (08/03) a formatura do curso Assistente Administrativo para Cooperativas, uma parceria do Sescoop/RS com a Coeducars – Cooperativa dos Profissionais em Educação do RS. 52 jovens ligados ao Sicredi e à Cotrijal foram diplomados, em uma solenidade que contou com a presença do presidente da Expodireto, Nei César Mânica, do vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Augusto Pretto, do presidente do Sicredi Alto Jacuí, José Celeste de Negri, do presidente da Coeducars, Ricardo Lermen, e do gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos.

O Projeto
 
       Desde 2006, o Sescoop/RS (unidade gaúcha do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) participa do programa Jovem Aprendiz, desenvolvido em cumprimento à Lei Federal 10.097/2000, que determina que as empresas devem ter, em seu quadro de empregados, no mínimo 5% e no máximo 15% de Jovens Aprendizes, com funções que exijam formação profissional. Com isso, o Sescoop/RS elaborou de um programa pedagógico com estrutura curricular voltada às necessidades das cooperativas, tendo o cooperativismo como tema transversal, e incluiu cooperativas Educacionais como executoras, levando o Projeto a somar mais de 3.500 alunos em um período de cinco anos.
 
     Este ano, o Sescoop reformulou o Jovem Aprendiz, que passou a se chamar “Aprendiz Cooperativo”. De acordo com o gerente do departamento de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, “um dos aspectos modificados é o conteúdo programático, que tinha 14 módulos e passou a ter oito. O material também foi incrementado pelos professores e as cooperativas passaram a receber manuais sobre o programa”.
       O Aprendiz Cooperativo é um dos maiores projetos do Sescoop/RS. Este ano terá a participarão de 1.344 jovens, mas, de acordo com a equipe da unidade gaúcha, este número pode chegar a 1.500 no segundo semestre. Assim como no Jovem Aprendiz, as cooperativas Educacionais Coopeeb, Coeducars, Cooperconcórdia, Coopater e Cootrael serão as executoras.