Ir para o conteúdo principal

Assembleia Legislativa lança projeto “Radiografia da Agropecuária Gaúcha”

      Um projeto que indicará caminhos para aprimoramento da produção gaúcha foi lançado na manhã de hoje (18 de abril) pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Ernani Polo. O projeto integra os Grandes Debates, iniciativa da gestão compartilhada da 53ª Legislatura. Os dados obtidos serão apresentados durante o seminário Agrocenários 2010-2030/Visão Global, Zoom Local, a ser realizado em novembro.

      O Sistema Ocergs-Sescoop/RS foi representado por seu presidente, Vergilio Frederico Perius. Ele disse que “nosso sistema espera contribuir de forma muito transversal com o projeto, pois as cooperativas operam com todos os produtos agropecuários do RS e participam com de 60% do PIB de tudo o que se produz em grãos e carnes no Estado. Estamos trabalhando sempre por políticas públicas estaduais e federais mais favoráveis ao cooperativismo. Destaco que temos que voltar a ter no RS estoque regulador de produtos, porque quando a agroindústria não industrializa seus produtos totalmente, este custo de estoque e armazenagem fica com os produtores, dou como exemplo o trigo e o arroz”, sublinhou. Perius declarou que “com certeza o cooperativismo vai estar muito presente neste trabalho, dando a sua enorme contribuição. Queremos não só a radiografia, mas fazer um prognóstico do futuro”, finalizou.

      O presidente da Assembleia, deputado Alexandre Postal disse que “neste ano, mais uma vez, a estiagem prejudicou a agropecuária no Rio Grande do Sul. Isso prejudica a sociedade e as finanças do governo do estado”, disse Postal, referindo-se a necessidade de políticas permanentes para o setor.

      Ernani Polo, por sua vez, lembrou a necessidade da permanente atualização de dados para a formulação de um diagnóstico aprofundado e atual dos diversos segmentos agropecuários, a fim de gerar propostas de políticas públicas a serem encaminhadas aos governos do estado e federal. O presidente do órgão técnico mencionou ainda a relevância do agronegócio para o PIB brasileiro. O trabalho será desenvolvido em conjunto Comissão de Agricultura, com suporte das assesssoria técnicas das bancadas, técnicos de entidades representativas das cadeias produtivas e órgãos oficiais ligados ao setor primário.

      O que é o projeto

     O “Radiografia da Agropecuária Gaúcha” fará um levantamento das qualidades e deficiências da produção vegetal e animal, e avaliará custos de produção, índices de produtividade, capacidade de exportação, entre outros aspectos. A meta é formular um documento com vistas à ampliação dos volumes da safra no RS, aumentando a renda do homem do campo.

      A iniciativa estabelece também a realização de oito palestras, tendo como palestrantes os ministros de Estado Mendes Ribeiro Filho, da Agricultura, e Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário.

      As outras palestras serão:

    * Agroindústrias – Agregar Valor para Garantir Renda, no dia 17 de maio;
    * Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, no dia 14 de junho;
    * Perspectivas e Desafios da Economia do RS, no dia 12 de julho;
    * Políticas Públicas para a Agropecuária, no dia 30 de agosto;
    * Cooperativsimo no Século XXI, no dia 27 de setembro;
    * Sucessão Rural, no dia 18 de outubro; e
    * Agrocenários 2010-2030/ Visão Global, Zoom Local, no dia 8 de novembro.

      Presenças

Participaram da solenidade os deputados Edson Brum (PMDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Alceu Barbosa (PDT), Lucas Redecker (PSDB), Aloísio Classmann (PTB), Altemir Torelli (PT) e Frederico Antunes (PP); representantes de secretarias estaduais e da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS); integrantes da Conab e Irga; diretores da Farsul, Federasul, Fiergs – Fundesa e SIPS; Famurs, Fetag, Fecoagro; Sindilat-RS); Acsurs; Ageflor; Asgav; Sicredi Sul; Sicadergs; APIL; Sociedade de Veternária do RS; Cotricampo e Fepagro.