Ir para o conteúdo principal

Entidades entregam Carta pela Pesquisa do Leite ao Ministério da Agricultura

      Diversas entidades ligadas à cadeia produtiva do leite, cooperativas e federações, além de lideranças estaduais e municipais do Rio Grande do Sul, estiveram reunidas na sexta-feira, (20 de abril), na sala de reuniões da presidência da Assembleia Legislativa, com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, com o objetivo de entregar a Carta do Rio Grande pela Pesquisa do Leite – Clima Temperado da Embrapa.
 
      Visto que a unidade de pesquisa de Leite da Embrapa está localizada em Minas Gerais, não atendendo a realidade referente à questões de manejo, alimentação, forrageiras, clima, solo e raça do gado leiteiro dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, as entidades se mobilizaram em busca de um Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite – Clima Temperado da Embrapa na região Sul do país.
      Na oportunidade, representantes das entidades se pronunciaram e apresentaram os dados da produção de leite e o crescimento do mercado na região Sul. Segundo o médico veterinário, coordenador de Melhoramento Genético da Cooperativa Santa Clara, Vitor Hugo Martinez Pereira, em 10 anos a produção de leite da região Sul cresceu 98%, sendo que a região Sudeste – maior produtor de leite – cresceu 26% nesse mesmo período. A expectativa é de que, de cinco a seis anos a região Sul possa produzir a mesma quantidade ou ultrapassar a produção de leite da região Sudeste e, para alavancar esse crescimento, é indispensável uma unidade de pesquisa na área.
      O prefeito de Carlos Barbosa, Fernando Xavier da Silva, ressaltou que a mobilização pretende oferecer uma base política-técnica para a viabilização e implantação de um Centro de Pesquisa de Gado de Leite pelo Ministério da Agricultura.
      O secretário de Política Agrícola se comprometeu em apresentar o projeto pessoalmente ao ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho e se reunir com a diretoria das unidades da Embrapa no Estado para estudar a viabilização de um novo centro de pesquisa. Rocha formou, em conjunto com os presentes, os membros da Comissão Técnica da Mobilização. Vitor Hugo Martinez Pereira foi eleito por unanimidade como coordenador da comissão, composto ainda pelo presidente da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (OCERGS) Vergilio Frederico Perius, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG) Elton Weber, presidente da Associação Gaúcha de Laticínios (AGL) Ernesto Krug e assessor técnico de Agricultura da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) Iberê de Mesquita Orsi.
      A expectativa é que a comissão tenha uma posição do Ministério da Agricultura em cerca de 20 dias.