Assembleia Geral aprova contas e planejamento de trabalho

Com expressivo número de cooperativas e grande público foi realizada hoje (24 de abril) a AGO (Assembleia Geral Ordinária) da Ocergs – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no Auditório do Centro de Formação Profissional Cooperativista, situado a rua Berlim, 409, em Porto Alegre. Foram aprovados o relatório da gestão e as contas referentes ao ano de 2011, por unanimidade, e apreciado o plano de trabalho de 2012. O cenário do cooperativismo gaúcho, com 550 cooperativas, 48.755 empregados e 1.999.766 associados foram detalhados pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Frederico Perius e pelo superintendente, Norberto Tomasini.  As questões referentes ao sindicato foram apresentadas pelo vice-presidente da Ocergs e diretor de relações sindicais, Irno Augusto Pretto.

Para o presidente Vergilio Perius, “os números apresentados representam o crescimento das nossas cooperativas. Primeiro, na contribuição cooperativa, que é uma obrigação institucional, estatutária. Ocupamos o primeiro lugar no Brasil, passamos de sexto para primeiro, um crescimento espantoso. Isso mostra o quanto crescemos. Em segundo lugar, somos o segundo colocados em contribuição do Sescoop nacional, perdemos apenas para São Paulo. Isso demonstra que crescemos muito, principalmente na absorção de mão-de-obra, demonstramos isso na contribuição para o Sescoop. Então, as cooperativas fazem bem, constroem realmente um mundo melhor, absorvem mão-de-obra”, sintetizou.

Projetos apresentados

Perius destacou ainda o grande número de projetos em andamento. Ele disse que “demonstramos a esse grande número de cooperativas que participaram de nossa assembleia nossos principais projetos, que estão em andamento. A importância do Jovem Aprendiz, agora Aprendiz Cooperativo, a inclusão do jovem nesse ano em que a ONU nos orientou, a reestruturação das agropecuárias pelo projeto do Rabobank, a parceria com as cooperativas da Alemanha através do projeto da DGRV, para estudos e consultorias e ressaltamos a nossa faculdade, que está prestando serviços, com cursos de graduação e pós-graduação a serviço da melhor gestão cooperativa”, finalizou.

Prestação de Contas do exercício de 2011

Além do relatório de contas, gestão e plano de trabalho, a AGo homologou o valor das cédulas de presença dos conselheiros; aprovou reajuste na remuneração do presidente e vice; autorizou o presidente a firmar convenções coletivas e/ou acordos em processos de revisão e/ou dissídios coletivos e definiu o valor da Contribuição Assistencial para o exercício de 2012.

Todos os participantes da AGO acompanharam a apresentação destas e de outras informações pelo Relatório de Gestão e Prestação de Contas 2011, elaborado e publicado pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS e entregue aos presentes.