Ir para o conteúdo principal

Cavalgada do Cooperativismo lançada oficialmente

      O Sescoop/RS lançou oficialmente na última segunda-feira, 23 de abril, no restaurante Vitrine Gaúcha no Shopping DC Navegantes, a Cavalgada do Cooperativismo – Caminhos do Padre Theodor Amstad. A organização do evento, que faz parte das comemorações pelo Ano Internacional das Cooperativas, conta com o apoio do Sistema Sicredi. O comandante da Cavalgada, cantor Elton Saldanha e convidados animaram o evento.
      O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Frederico Perius, que recepcionou os convidados, disse na oportunidade que “tudo o que fizermos em 2012 será para mostrarmos a grandeza do cooperativismo. E pensando nos primórdios do cooperativismo, lá de Nova Petrópolis em 1902, quando o Pe. Amstad cavalgou em cima de uma mula pregando o cooperativismo, foi que idealizamos essa Cavalgada. Então temos muito a comemorar nesse ano com esse grande evento do cooperativismo e do tradicionalismo”, lembrou.
 
      Perius disse também que “teremos paradas técnicas e shows musicais em dez cidades, sempre em parceria com todos os setores do cooperativismo gaúcho e do tradicionalismo. É um evento da mais alta importância, que irá culminar com o Seminário Gaúcho de Cooperativismo, dias 29 e 30 de novembro, na PUC em Porto Alegre, onde queremos contar com dois mil cavalarianos que irão trazer as bandeiras do cooperativismo, do Rio Grande e do Brasil”, finalizou.
      O evento contou ainda com a presença do presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Borges Muller, do vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Augusto Pretto e do presidente do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), Erival Bertolini, dentre outras autoridades do cooperativismo e do tradicionalismo.
      O que é e objetivos
      A Cavalgada irá mostrar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do nosso Estado e integrar os mais diferentes ramos num grande projeto de intercooperação, através do resgate da rota percorrida pelo Padre Theodor Amstad em várias regiões do Rio Grande do Sul. Comandada pelo tradicionalista Elton Saldanha, oportunizará para as comunidades por onde passar palestras e shows com temas ligados ao cooperativismo, e um documentário será produzido a partir do trajeto realizado pelos cooperativistas. A Cavalgada busca ainda dar visibilidade ao fato histórico iniciado em 1902 pelo Padre Theodor Amstad e realizar um registro do itinerário percorrido pela cavalgada a fim de que, pesquisadores do cooperativismo e a comunidade tenham material de consulta. Durante o trajeto, os participantes identificarão a rota que o Padre percorreu, e nas localidades onde houver indícios de sua intervenção, será plantado dois pinheiros, símbolo universal do cooperativismo, como homenagem e marco para as futuras gerações.