Ir para o conteúdo principal

Congresso Nacional homenageia 45 anos da OCB e 93° Dia Internacional do Cooperativismo

A primeira semana de agosto reservou momentos importantes para o cooperativismo. Nessa terça-feira (4/8), o Congresso Nacional realizou em Brasília (DF), Sessão Solene em homenagem ao 93° Dia Internacional do Cooperativismo e aos 45 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

A Sessão foi presidida pelo deputado Osmar Serraglio (PR), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), e pela senadora Ana Amélia (RS), vice-presidente da Frencoop. A senadora gaúcha destacou em seu discurso a atuação das cooperativas. “Graças à atuação das cooperativas, baseada nos valores de ajuda mútua, solidariedade, interesses comuns e propósitos democráticos, a contribuição social e econômica tem sido enorme, não só ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul, mas em toda comunidade focada na sustentabilidade e na colaboração”, disse.

Ana Amélia parabenizou o movimento cooperativista e os 45 anos da OCB. “O cooperativismo é o trabalho em conjunto de parceria solidária, são princípios que precisam se perpetuar ao longo da história. Com isso, não tenho dúvidas, que os resultados serão o desenvolvimento sustentável, uma meta que pode e precisa ser alcançada por todos nós. Parabéns ao Ano Internacional do Cooperativismo, parabéns aos 45 anos da OCB, que outros 45 a gente comemore”, completou.

O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez parte da mesa, que também foi integrada por representantes de ministérios.  Freitas ressaltou a contribuição do movimento cooperativista no cenário econômico do Brasil. “Temos um papel fundamental no momento da retomada no País, de olhar para frente, de darmos sim rumos, porque nós fazemos desenvolvimento econômico, a corresponsabilidade nas pessoas que nós representamos. Cada um dos líderes aqui não se representa por si só, representa uma base de gente com quem eles têm compromisso e com quem a cooperativa que eles estão aqui representando tem compromisso. E os resultados de cada uma das cooperativas, seja de Saúde, seja de Crédito, seja Agrícola, seja de Trabalho, enfim, de qualquer ramo, tem compromisso com essa gente, com a comunidade onde essa gente está”, explicou o presidente da OCB.

Além de parlamentares, a sessão contou com a presença de embaixadores, representantes de cooperativas, presidentes e vice-presidentes de unidades estaduais e colaboradores do Sistema OCB. A Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) esteve representada pelo diretor técnico sindical, Irno Pretto, e pelo presidente da Central Sicredi Sul e diretor da Ocergs, Orlando Müller.

Confira aqui os pronunciamentos realizados durante a Sessão Solene de homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo e ao aniversário de 45 anos da OCB.