Ir para o conteúdo principal

Aberta em Esteio a 38ª edição da Expointer

A 38ª Expointer começou na manhã deste sábado (29/08) com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, que, juntamente com as entidades co-promotoras, abriram oficialmente o evento, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, a Expointer prossegue até o dia 6 de setembro, tendo como tema “Com o campo, todo o Estado cresce”. A Ocergs, entidade co-promotora, está instalado no Pavilhão Internacional da Feira. Após o descerramento da fita inaugural da Expointer, o governador José Ivo Sartori, acompanhado de secretários e demais autoridades, visitou o espaço do cooperativismo na feira.

O governador saudou as entidades parceiras na reconstrução das instalações do parque, atingido por um vendaval no final do ano passado. “Elas ajudaram para que o parque ficasse bonito e organizado para a realização desta Expointer. Não faltou vontade, disposição e agregação para enfrentar os problemas, disse Sartori, em agradecimento à Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS (Simers).

Para o secretário da Agricultura, Ernani Polo, a Expointer demonstra o potencial do Rio Grande do Sul e evidencia a importância do setor agropecuário como impulsionador da economia no Estado. “Sem dúvida, a exposição mostra o que de melhor produzimos no Estado para o todo o País”, acrescentou. O secretário lembrou a importância do setor de máquinas e implementos agrícolas que, segundo ele, deve no mínimo repetir o desempenho da Expointer anterior, quando o valor de negócios realizados chegou a R$ 2,7 bilhões. Polo disse que os produtores terão à disposição, linhas de crédito dos bancos instalados no Parque, o que facilita as negociações.

Para Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, a Expointer é a união perfeita do campo e da cidade. “Aqui estão expostas as potencialidades do campo e os produtos oriundos da agroindústria, que é a síntese do que melhor se produz no Estado pelas cooperativas”, afirma.

Nova sede da Ocergs no Parque Assis Brasil

Em função do excesso de chuvas nos meses de junho e julho, o projeto de um espaço permanente no parque foi adiado para 2016. Com um investimento de cerca de R$ 1,6 milhão de reais, a casa da Ocergs não ficou pronta para essa edição. Localizada no acesso principal do Parque Assis Brasil em uma área cedida pelo Estado por vinte e cinco anos à Ocergs, receberá as cooperativas e contará com amplo auditório.

Programação

Diversas atrações estarão à disposição do público na 38ª Expointer: debates, oficina de ovinocultura, premiações, assinatura de convênios e entrega de equipamentos aos municípios. Também serão apresentados os novos projetos do plano de modernização do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Além disso, haverá shows, seminários, palestras, fóruns e painéis sobre o setor agropecuário. “A Expointer não se restringe a negócios. Tem uma variedade de eventos que trazem novas tecnologias e conhecimentos ao público”, diz o secretário.

Ainda durante a feira, ocorrerá a 32ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), no Pavilhão de Produtos e Artesanatos, com a presença de 182 artesãos de 53 municípios. No Pavilhão da Agricultura Familiar, estão presentes 239 participantes, entre agroindústrias, produtores de flores e plantas, artesãos, além de uma diversificada gastronomia.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Palácio Piratini