Ir para o conteúdo principal

II Fórum Itinerante do Agronegócio Brasileiro debate panorama do setor

Oferecer uma visão global e atualizada sobre o panorama e as perspectivas do agronegócio brasileiro na visão de líderes do setor. Com esse objetivo, os ex-ministros da Agricultura, Allyson Paulinelli, Francisco Turra e Roberto Rodrigues, sob a mediação do jornalista Irineu Guarnier Filho, participaram na manhã dessa quarta-feira (2/9), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, do II Fórum Itinerante do Agronegócio Brasileiro, evento que faz parte da programação oficial da 38ª Expointer e que teve o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

O secretário da Agricultura e Pecuária do Estado, Ernani Polo, tratou de dar as boas-vindas aos participantes e destacou a importância das experiência e ideias suscitadas no Fórum para os avanços da produção de alimentos no Brasil.

Na sequência foi a vez do vice-governador do RS, José Paulo Cairoli, que também elogiou o trabalho realizados pelos três ex-ministros. Cairoli disse que o setor do agronegócio atingiu um nível de competição no mundo todo. “O setor agropecuário tem sido a mola mestre do desenvolvimento sustentável do nosso País”, comentou.

Planejamento Estratégico e Segurança Alimentar

O primeiro ex-ministro a se manifestar foi o embaixador especial do Cooperativismo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues. O ex-presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) defendeu a necessidade de um planejamento estratégico para o agronegócio brasileiro, em especial para a segurança alimentar do Brasil.

Rodrigues destacou o estudo da FAO, que prevê que nos próximos dez anos a produção de alimentos deve aumentar 20% para que não haja fome no mundo. “Para o mundo crescer estes 20% o Brasil precisa crescer 40%”, afirmou. Rodrigues também falou sobre o tema Segurança Alimentar, que segundo ele deve ser tratado com muita atenção. “Segurança Alimentar não é uma questão semântica ou romântica. Segurança Alimentar é a única forma de paz universal. Com fome não há paz”, explicou o ex-ministro.

Produto com valor agregado

Após, o ex-ministro e presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, pronunciou-se e ressaltou a evolução do agronegócio no Brasil, com o crescimento do cooperativismo e da produtividade do setor. Turra citou a importância de investimentos em sanidade e falou do principal desafio dos produtores brasileiros, que é agregar valor ao produto na exportação. “Eu vejo uma necessidade para o País olhar nessa direção. Nós estamos na fase em que temos que exportar para manter os empregos e para fazer moeda forte”.

Investimentos na Agricultura brasileira

Na sequência foi a vez do ex-ministro, Allyson Paulinelli, explanar sobre o contexto histórico da agricultura no Brasil e as diferenças dos desafios enfrentados pelo setor desde o governo de Getúlio Vargas. Paulinelli falou sobre os investimentos feitos no agronegócio brasileiro, que transformaram o cenário do País nos últimos anos, tornando o Brasil um dos principais produtores de diversas riquezas e não só importador. “Nós temos hoje uma diversidade produzindo riquezas reais para o País, riquezas nas quais somos imbatíveis”, declarou o ex-ministro.

O evento também contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; presidente da FecoAgro/RS e diretor secretário da Ocergs, Paulo Pires; deputados, dirigentes de federações e cooperativas e representantes de entidades privadas do agronegócio.