Ir para o conteúdo principal

Cooperativas gaúchas recebem certificado de participação em Boas Práticas no Transporte de Leite

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através da Superintendência Federal no RS e da Embrapa Gado de Leite, juntamente com o Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas promoveu na manhã dessa quinta-feira (3/9), na casa da Embrapa, durante a programação oficial da 38ª Expointer, em Esteio, a cerimônia de entrega da declaração de participação às 26 empresas de laticínios que capacitaram os transportadores em Boas Práticas no Transporte de Leite (BPT), seguindo o Programa Alimentos Seguros – PAS Leite.

Entre as empresas agraciadas, o destaque ficou por conta das 11 cooperativas do Estado que aderiram à capacitação do programa. No Rio Grande do Sul, entre julho e setembro de 2015, foram realizados 55 cursos do PAS Leite Transporte, em 36 municípios, sendo capacitadas 1.022 pessoas entre transportadores, auxiliares de coleta e técnicos.

O objetivo é padronizar o conhecimento dos transportadores e conscientizar os mesmos da importância do seu trabalho na qualidade e segurança do leite. Eles receberam informações sobre a composição do leite, a importância do transportador na cadeia produtiva e, principalmente, como evitar possíveis perigos biológicos, químicos e físicos durante o processo de colete e transporte. Também foram treinados para realizarem a coleta de leite e de amostras de forma correta, de acordo com a Instrução Normativa 62/2011 do Mapa.

Os cursos foram ministrados pelo Setor de Alimentos da Escola de Educação Profissional Visconde de Mauá do Senai-RS, com duração de oito horas (incluindo teoria e prática).

Entre as cooperativas que receberam a declaração de participação do BPT estão: Canmpal, Cooprado, Cooperativa Piá, CCGL, Coopac, Coopasul, Cooperlate, Cosuel, Languiru, Santa Clara e Cosulati.

A cerimônia teve a presença do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; do presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat), Alexandre Guerra; do deputado federal Alceu Moreira; do diretor executivo do Instituto Gaúcho do Leite, Ardêmio Heineck; do chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins; do gerente de operações do Senai/RS, Wanderlei Zamberlan; dirigentes e representantes de cooperativas; técnicos do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e representantes de outras entidades.