Ir para o conteúdo principal

OCB recebe homenagem do BRDE por seus 45 anos

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) recebeu nesta quarta-feira (02/09), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, uma homenagem por seus 45 anos de história. A honraria contou com a presença do presidente do Sistema OCB/Sescoop, Márcio Lopes de Freitas e do diretor-presidente do BRDE, Neuto de Conto e de dezenas de autoridades e cooperativistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Ao agradecer a homenagem, o presidente da OCB Márcio Lopes de Freitas disse que quem deveria ser homenageado era o BRDE e não a OCB. “ O BRDE é referência para as cooperativas, não só do sul do Brasil, mas de todo o país”, ponderou. Parabenizou o Sescoop/RS por priorizar a educação e formar pessoas para a capacitação das cooperativas gaúchas, preparados para a moderna e eficiente gestão. Freitas disse ainda que o cooperativismo tem que estar comprometido com os resultados, e por estar alcançando esses resultados, tem conquistado um espaço cada vez maior na sociedade. “Temos a capacidade de transformar dificuldades em energia para a mudança, e por esse motivo conseguimos enfrentar e nos fortalecer quando o momento é de crise”. Por fim, agradeceu ao BRDE a homenagem e mencionou que é um banco que entende o setor cooperativo na sua essência. “Existem muitos bancos públicos e privados com os quais nos relacionamos, mas esse nos reconhece por nossa atuação cooperativa”, disse.

O diretor-presidente do BRDE, Neuto de Conto, salientou a presença do BRDE no fomento de 1191 municípios nos três estados do Sul e salientou a atuação do banco público, com atuação nos programas dos governos e no incentivo às indústrias, agroindústrias e na área de energia elétrica, dentre outros. “O BRDE colabora com o progresso do Brasil e com quem produz, e nada mais justo que essa homenagem seja para o cooperativismo brasileiro”, finalizou.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, em nome das cooperativas gaúchas, disse que o BRDE está, ao conceder esse prêmio à OCB, fazendo jus ao que a ONU decretou em 2012, quando foi celebrado o Ano Internacional das Cooperativas. “Precisamos de grandes investimentos para fomentar as agroindústrias das cooperativas e os investimentos em infraestrutura”, discorreu. Em nome da Ocepar, pronunciou-se também o assessor da diretoria, Wilson Thiessen.

Hoje a OCB reúne oito mil cooperativas e 12 milhões de associados, envolvendo cerca de 45 milhões de pessoas. Entre suas atribuições estão a promoção, o fomento e a defesa do sistema cooperativista, em todas as instâncias políticas e institucionais. É de sua responsabilidade também a preservação e o aprimoramento desse sistema, o incentivo e a orientação das sociedades cooperativas.

A força do Cooperativismo

As cooperativas brasileiras empregam formalmente 337 mil pessoas e sua participação é relevante para o crescimento da produção nacional e a manutenção da estabilidade econômica, em especial para o avanço do agronegócio e para a geração de emprego e renda no país.

Muitos municípios não têm sequer uma agência bancária, mas contam com uma cooperativa de crédito, o que faz com que o dinheiro chegue até quem precisa com mais agilidade e a custos menores. O BRDE trabalha em parceria com essas cooperativas repassando recursos para que elas possam oferecer microcrédito para produtores rurais e empreendedores.

Por meio do Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop), o BRDE financia investimentos de cooperativas localizadas na Região Sul, com a finalidade de fomentar a modernização de seus sistemas produtivos e de comercialização, incrementando, assim, a competitividade agroindustrial do setor.
Recentemente, o Banco lançou o Programa BRDE Microcrédito, que vai disponibilizar R$ 60 milhões para cooperativas de crédito e OSCIPs oferecerem empréstimos de até R$ 20 mil.