Ir para o conteúdo principal

SDR promove Workshop sobre projeto do biogás

Promover eficiência energética nas propriedades da agricultura familiar no Rio Grande do Sul e incentivar o uso do biogás através de pesquisas e tecnologias para suprir as necessidades na geração e fornecimento de energia elétrica. Com essa proposta, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) promoveu, na manhã dessa quinta-feira (3/9), no auditório do Senar-RS, na Expointer, o Workshop sobre o projeto do biogás.

O secretario da SDR, Tarcísio Minetto, abriu os discursos e destacou a importância do evento. Minetto disse que existem diversas alternativas para a geração de energia elétrica nas propriedades rurais, e que os estudos e as análises das carências dos agricultores familiares permitem encontrar soluções adequadas às suas respectivas necessidades.

Na sequência, representantes da Emater/RS, Embrapa, empresas da iniciativa privada, universidades e das cooperativas Languiru, Ecocitrus e Coohaf/RS apresentaram cases sobre o uso da tecnologia de biogás para geração de energia elétrica.

A solenidade marcou a assinatura de dois termos de cooperação pela SDR. O primeiro deles foi com o Instituto Liberato (Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Educacionais e Culturais), ligado à Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo. O diretor-presidente do Instituto Liberato, Sérgio Souza Dias, afirmou que o mapeamento das propriedades rurais servirá para a adoção de políticas públicas da SDR. “Vamos avaliar todas as pequenas propriedades do Rio Grande do Sul para conhecer suas demandas e propor soluções para suas necessidades energéticas”, explicou.

O segundo acordo foi firmado com a Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Coohaf) e prevê o apoio a projetos para melhoria de habitações rurais, gerando condições dignas para as famílias que residem no meio rural. A assinatura do documento foi feita pelo secretário Minetto e o presidente da Coohaf, Juarez da Rosa Cândido.

O evento contou com a participação do governador do Estado em execício, José Paulo Cairoli; do secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker; do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; do presidente da Emater/RS-Ascar; Clair Kuhn; do diretor executivo da Fundação Liberato, Leo Weber; do presidente da Ceasa, Ernesto da Cruz Teixeira; do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercílio Broch; do diretor-presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Adoralvo Antônio Schio; entre técnicos e representantes de cooperativas e outras entidades.