Ir para o conteúdo principal

Presidente do Sistema recebe Medalha Assis Brasil

Aconteceu hoje, dia 4, a abertura oficial da 38ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Este ano, asolenidade contou com o tradicional desfile dos campeões, e a entrega da Medalha Assis Brasil a três homenageados, dentre eles o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, VergilioPerius.

A medalha, entregue pelo governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, foi instituída pelo Decreto Estadual nº 22.555 de 25 de julho de 1973 em homenagem à memória de Assis Brasil, personagem importante do ruralismo brasileiroe considerado um paradigma de amor à terra. Todos os anos, a medalha é entregue a três homenageados que tenham se distinguido por serviços de excepcional mérito no setor da agricultura e da pecuária. Em 2015, além de Perius, receberam a medalha o agricultor Antonio Vivaldino Bonotto e o vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira.

Pronunciamentos

Na oportunidade, o secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, destacou a força da agropecuária gaúcha representada durante a feira e pediu apoio da ministra da Agricultura, Katia Abreu, para o zoneamento agroclimático da soja no Estado, na Região Sul e em parte do Litoral. “Atenderemos prontamente sua solicitação de fazer o zoneamento agrícola dessa nova fronteira de soja do estado do Rio Grande do Sul”, respondeu a ministra em seu pronunciamento.

Em seu pronunciamento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, em nome das cooperativas gaúchas, destacou que a Expointer é uma feira diferente, pois proporciona o encontro do produtor com o consumidor. “Estamos felizes com o que se apresenta de melhor na Expointer: o melhor do campo, o melhor da alimentação e da agricultura familiar. Comparo a Expointer com uma cooperativa onde as pessoas podem estar presentes, se sentem livres e são respeitadas pela sua igualdade, onde as diferenças desaparecem”, finalizou.

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, anunciou o repasse de mais de R$ 800 milhões aos estados para a defesa agropecuária, e anunciou que, em 2016, Porto Alegre será sede do Seminário Internacional do Vinho.

O governador do Estado, Ivo Sartori enfatizou que o esforço conjunto do poder público, iniciativa privada e da sociedade resultou no sucesso da feira. “Esse é o Rio Grande que dá certo”, afirmou. Sartori ressaltou que o Parque Assis Brasil é o local onde começou a germinar a primeira concessão público-privada firmada pelo atual governo, que revitalizará e ampliará a capacidade de utilização da área. “Aqui, o urbano e o rural se encontram”.

Sartori destacou ainda que a Expointer é um exemplo de superação, que ensina, inspira e renova a confiança: “Sabemos que o vendaval é forte, mas em vez de jogar pedras no passado, optamos por fazer o que precisa ser feito. Pedras funcionam melhor para construir do que para destruir. Estamos fazendo a nossa parte e vamos continuar defendendo os interesses do Rio Grande do Sul”.