Ir para o conteúdo principal

Embaixador da Nigéria no Brasil é recebido pelo cooperativismo gaúcho

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e a direção da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, acompanhados de coordenadores e colaboradores do Sistema, receberam na manhã de hoje (9/09), na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista – CFPC, o embaixador da Nigéria no Brasil, Adamu Azimeyeh Emozozo e sua comitiva, que está no Rio Grande do Sul em sua primeira visita oficial. O objetivo principal da agenda foi convidar oficialmente o cooperativismo gaúcho para uma missão empresarial multissetorial de visita ao país, para estabelecer e expandir as relações de negócios entre as empresas brasileiras e empresários e autoridades da Nigéria, que acontecerá de 10 a 18 de outubro de 2015.

Emozozo afirmou ser muito oportuna a visita para conhecer outros aspectos da vida do Rio Grande do Sul. Desde janeiro de 2015 na função, ele faz sua quinta visita ao Estado, dessa vez em visita oficial. Nas outras vezes esteve na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque e em preparativos para a Copa do Mundo. Segundo o embaixador, a comitiva procura por meio dessa visita informar e subsidiar os líderes da indústria, comércio e cooperativas e incentivá-los a fazer parte da missão. “A Nigéria e o Brasil têm muitas coisas em comum, como as condições climáticas, o setor cultural e são os maiores países de seus continentes, sendo natural que trabalhem em conjunto”, afirmou.

Em seu pronunciamento aos cooperativistas, disse que busca garantir o bem-estar dos povos, e por esse motivo procura essa cooperação. A Nigéria é um grande produtor de petróleo e por décadas dependeu dele para o desenvolvimento do país. Segundo Emozozo, não é saudável depender de somente um produto para o desenvolvimento. “E isso tem levado à decisão pela diversificação e o país tem revisto suas prioridades e estratégias. Queremos utilizar o conhecimento do Rio Grande do Sul no agronegócio para aprendermos e mudar nosso sistema manual de agricultura para o mecanizado. Também seus conhecimentos em infraestrutura e saúde serão muito úteis para a Nigéria,” frisou.

O governo da Nigéria tem incentivado os empresários que investem no país, por conta própria ou em parceria com os nigerianos. Emozozo destacou que o comércio entre os países ainda é baixo e existe a possibilidade de melhorar esses números, em negócios na Nigéria ou com países vizinhos. Por fim, disse que essa missão empresarial não terá um fim em si só, ela elevará o patamar comercial entre os dois países. Salientou também a importância da presença de um representante também da Escoop na missão, para que seja possível demonstrar em seu país o que tem sido feito em relação ao ensino cooperativista no RS.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, elogiou o pronunciamento do embaixador e sua disposição em abrir novas fronteiras comerciais para o país. Perius apresentou números que mostram a expressão do cooperativismo gaúcho e disse que novas oportunidades são sempre atrativas às cooperativas gaúchas. Disponibilizou ao embaixador maneiras de levar o modelo cooperativo gaúcho para a Nigéria, em ações que incluiriam desde o treinamento de nigerianos no RS até a “exportação” de técnicos gaúchos para implantar o sistema de gestão na África. “Houve grande interesse deles, em especial no envio de profissionais para fazerem cursos de gestão aqui”, disse o presidente da entidade.

O diretor geral da Escoop, Derli Schmidt apresentou a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop e sua importância no cenário da educação cooperativista no Rio Grande do Sul.

Mario De Conto, gerente jurídico da Ocergs e coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, responsável pelo lado brasileiro no projeto de cooperação bilateral com a DGRV, apresentou aos presentes os termos da parceria com o cooperativismo alemão, dividido em três áreas – auditoria e controles, formação profissional e parcerias comerciais. Por fim, disse ainda que hoje o projeto é trilateral, com a inclusão da Argentina.

Evaldo Silva Junior, oficial de ligação da Embaixada no RS, citou a importância da relação comercial entre os países e destacou algumas parcerias já estabelecidas com setores da economia do Estado.

A comitiva do embaixador da Nigéria no Brasil contou com a presença do primeiro secretário da Embaixada, Acha Francis Odey; primeira secretária Embaixada Comércio e Investimento, Rosemay E. Oseye-Okosodo e foi acompanhada por Dilmar Portela, representante do Estado do Rio Grande do Sul.