Ir para o conteúdo principal

Alunos da Argentina realizam visita ao Sistema Cooperativista Gaúcho

O Sescoop/RS recebe hoje (22), na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, a visita de 36 estudantes e professores do Instituto Cooperativo de Enseñanza Superior (ICES), de Sunchales, província de Santa Fé, na Argentina.

Os graduandos são oriundos do munícipio de Sunchales, considerado a Capital Nacional do Cooperativismo na Argentina, onde a Casa Cooperativa local mantém uma parceria com a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, berço do cooperativismo no Brasil.

No primeiro momento, os alunos foram recebidos pela analista técnica da Promoção Social, Ubiracy Barbosa Ávila e pelo diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, que proferiu a palestra “Diretrizes e Estratégias na Formação Profissional”.

Na sequência, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, explanou sobre a história do cooperativismo e seus movimentos iniciais, e destacou os números expressivos do cooperativismo no Rio Grande do Sul. Perius chamou a atenção para funções importantes desenvolvidas por uma cooperativa, como a assistência técnica, informação e cultura para formação de produtores rurais qualificados e aptos para execução do trabalho.

Segundo o presidente do Sistema cooperativista gaúcho, as cooperativas exercem um papel fundamental na fixação do homem no campo. “Com as cooperativas, o jovem fica no campo”, explicou Perius, complementado que a idade média de associados na maioria das cooperativas tem diminuído.

O roteiro de visitas inclui hoje visita ao Centro Histórico e Mercado Público de porto Alegre. Amanhã, dia 23, o grupo segue para Nova Petrópolis, onde conhecerá o Centro Regional de Formação de Agricultores (Cetanp), a Escola Bom Pastor e Cooebompa, Roteiro Alemães do Sul e Faculdade Cenecista (Facenp). No dia 24, a comitiva realiza visita à Cooperativa Piá, Sicredi Pioneira e Roteiro do Cooperativismo em Nova Petrópolis.