Ir para o conteúdo principal

Comitê gestor do projeto de cooperação bilateral realiza avaliação do projeto

Foi realizada no dia 22 de setembro, na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista – CFPC, a 5ª reunião do comitê gestor do Projeto de Cooperação Bilateral estabelecido entre o Sescoop/RS e o Ministério Federal para a Alimentação e Agricultura da Alemanha (BMEL). Dirigiram os trabalhos o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e pelo lado alemão, o representante do BMEL, Ulrich Kleinwechter; o diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires; o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto; os diretores Margaret Garcia da Cunha e Orlando Müller; o vice-cônsul da Alemanha no Rio Grande do Sul, Robert Strnadl; além de gerentes do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e de representantes da DGRV e do Ministério Federal para a Alimentação e Agricultura da Alemanha. Os diretores do projeto pelo lado alemão, Arno Boerger, e pelo lado brasileiro, Mário de Conto, conduziram a apresentação dos trabalhos, que tiveram como objetivo demonstrar os avanços e ações realizadas, e ainda apresentar projeções da próxima etapa do Projeto.

O presidente Vergilio Perius disse que o projeto de cooperação bilateral trouxe novos conhecimentos da Alemanha, especialmente na melhoria da gestão e dos controles nas cooperativas gaúchas. Ponderou que o conhecimento alemão auxilia na questão dos recursos humanos, auditorias internas e externas e proporciona intercâmbios acadêmicos, já que a Alemanha possui nove institutos próprios para o estudo da ciência cooperativa.

“Perseguimos negócios, como a planta de biogás já implementado na Languiru, em Teutônia, esse é um dos exemplos de como podemos avançar. Na semana passada, na visita do vice-ministro da Agricultura da Alemanha ao governador Sartori, ficamos incumbidos de organizar uma missão para a Alemanha a fim estabelecer parcerias de negócios internacionais”, observou também Perius”. Técnicos do Sistema Ocergs-Sescoop/RS apresentaram as atividades realizadas e o número de cooperativas que participaram dos diversos projetos já realizados dentro do escopo do acordo de cooperação bilateral.

Ulrich Kleinwechter referiu ter conhecimento do exitoso projeto de cooperação apresentado, e fez menção da visita do vice-ministro nos dias 18 e 19 de setembro, quando esses resultados foram apresentados à delegação.

Arno Boerger assinalou a importância da parceria e alguns avanços já alcançados, que visam aperfeiçoar serviços que a Ocergs e o Sescoop/RS prestam às cooperativas gaúchas. Apresentou algumas metas do projeto, dentre elas a formação e capacitação de quadros técnicos e lideranças das cooperativas agropecuárias do RS, incluindo a ampliação do desenvolvimento de RH nas cooperativas; o fortalecimento da auditoria interna nas cooperativas e da auditoria externa no setor, bem como o desenvolvimento de um sistema voluntário de autogestão no RS; a promoção da cooperação/colaboração associativa e comercial entre cooperativas gaúchas e destas com cooperativas e outras empresas afins da Alemanha e por fim, a transferência de know-how e formação de uma rede tanto com cooperativas e suas instituições em outros estados brasileiros quanto no marco de uma cooperação trilateral com a Argentina.

A reunião contou ainda com a presença do secretário adjunto da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seap), André Petry, do diretor de Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Lino Hamann, de representantes da Superintendência Federal da Agricultura no Rio Grande do Sul, Ricardo Furtado e Fernando Saldanha e do diretor geral da Escoop, Derli Schmidt. Após as discussões e comentários o planejamento foi aprovado, ficando a cargo dos responsáveis do Projeto pelo lado brasileiro e alemão a elaboração do plano de operação do Projeto para os próximos anos.

O Projeto

Iniciado em 2010, é uma parceria entre o Sescoop/RS e o Ministério de Alimentação e Agricultura (BMEL) da Alemanha e tem como objetivo principal fortalecer as estruturas do cooperativismo no setor agropecuário do Rio Grande do Sul.

Objetivos e áreas de atuação

O Sistema Cooperativo gaúcho amplia sua possibilidade de assessorar e atender as cooperativas agrícolas, de qualificar seus empregados e de melhorar as estruturas existentes no setor.

Com isso, as cooperativas se tornam mais eficientes e conseguem, no longo prazo, oferecer serviços competitivos para as propriedades rurais a elas associadas. Assim, aumentam-se a produtividade, eficiência e sustentabilidade do setor Agropecuário do Rio Grande do Sul.

O Projeto é executado com recursos do Ministério Federal para a Alimentação e Agricultura da Alemanha (BMEL). Os parceiros brasileiros são o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), vinculado à Ocergs; ambos fazem parte do sistema de cooperativismo do Brasil representado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Também faz parte do Sistema a Escoop, 1ª Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo do País, localizada em Porto Alegre. Desde 2014, a Argentina faz parte do projeto.

O parceiro alemão é a Confederação das Cooperativas da Alemanha (DGRV). No Projeto, a DGRV pode contar com o know-how de especialistas de instituições e organizações das cooperativas e dos centros de formação como, por exemplo, a Academia das Cooperativas Alemãs.