Ir para o conteúdo principal

Assembleia Legislativa realizou a 6ª edição do Fórum dos Grandes Debates

A Assembleia Legislativa promoveu hoje (26/10) a 6ª edição do Fórum dos Grandes Debates, com o tema “Agricultura e Pecuária – Cenários e Perspectivas”. Na abertura do evento, o chefe do Parlamento gaúcho, deputado Edson Brum, disse que a instituição vem organizando uma série de encontros para tratar de temas de interesse do Estado e que este era, na sua opinião, o mais importante. “Quando a agricultura e a pecuária estão bem, o comércio e a economia também estão”, disse Brum. O parlamentar ressaltou a qualidade dos produtos gaúchos, a busca permanente pela excelência e o empenho do Legislativo em apoiar e incentivar políticas de desenvolvimento do setor. Conforme presidente, o Parlamento está atento às necessidades setoriais, como o realinhamento tributário, o abastecimento energético e melhorias nas estradas. “A causa dos agropecuaristas é nossa, é de cada um de nós”, declarou. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e o presidente da Fecoagro, Paulo Pires, foram painelistas durante o Fórum.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, também pregou o trabalho conjunto entre os órgãos de Estado e instituições e ressaltou a excelência do Estado na produção de alimentos. “Aqui, praticamente, tudo em se plantando dá”, afirmou o secretário, enaltecendo o trabalho da Embrapa, da Emater, das universidades e demais entidades ligadas à agricultura. Segundo Polo, trata-se de um setor gigante, mas vulnerável, que vem acumulando prejuízos, e o encontro na Assembleia representava uma grande oportunidade para se debaterem dificuldades e formas de aprimoramento.

Também participaram da abertura do evento o subprocurador-geral de Justiça, Fabiano Dellazen; o defensor público-geral Nilton Leonel Arnecke; o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; o representante da Procuradoria-Geral Estado, Alfredo Crossetti; o vice-presidente da Farsul, Gedeão Silveira Pereira; o representante da Fetag, Márcio Langer; os deputados estaduais Adolfo Brito, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; Sérgio Turra, vice-presidente da comissão; e Zilá Breitenbach; o deputado federal Jerônimo Göergen e o deputado emérito Victor Faccioni, além de representantes da Federasul, Embrapa, OAB-RS, Ocergs e outras entidades.

Tecnologia é ferramenta básica da agricultura para garantir alimentos

O aumento em 35% da oferta de alimentos até 2030 é o grande desafio para os setores que atuam na agricultura e que projetam em suas atividades incrementos baseados na produtividade, sustentabilidade e avanços tecnológicos. Este foi um dos aspectos abordados no primeiro painel da manhã do Fórum dos Grandes Debates, que reuniu, no Teatro Dante Barone, o presidente da Yara Brasil, Lair Hanzen, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e o chefe-geral da Embrapa, Clênio Pillon, para discutir Novas Tecnologias e Desenvolvimento.

Projetos cooperativos

O presidente do Sistema Ocergs/Sescoop/RS, Vergilio Perius, apresentou projetos inovadores e premiados em tecnologia desenvolvidos no agronegócio pelas cooperativas gaúchas. Começou pela Cotrijal, que na Feira de Inovação Tecnológica, através do Projeto Aquárius, desenvolveu programa de uso sustentável do solo, iniciativa que resultou no evento mundial que é a Expodireto Cotrijal, “marco no campo das inovações tecnológicas”, afirmou. O Condomínio de Animais, realizado pela Cosuel, de Encantado, é um projeto que será lançado até o final do ano e consiste no agrupamento de até 300 vacas leiteiras em estábulo coletivo, com a distribuição de cotas aos proprietários conforme a produção individual dos animais. A ideia veio de projeto europeu. Ele apontou vantagem competitiva, na produtividade, sanidade animal e gerenciamento na contabilidade de resultados.

Além do exemplo da Escola Superior do Cooperativismo, a Escoop, do Sescoop/RS, que trabalha na área acadêmica através do curso de gestão cooperativa, com parceria técnica e mercadológica com universidades alemãs em pesquisa e ensino, Vergílio Perius apontou ainda projeto da Languiru, também realizado com parceria alemã, que utiliza dejetos de suínos e transforma o biodigestor em água quente. “Tudo é feito através do biogás e transformado em água quente, grande inovação tecnológica que resolve a questão do meio ambiente e reduz os custos energéticos”, comentou.

Também citou o projeto da Cooperativa Ecocitrus, de Montenegro, em parceria com a Naturovos e Sulgás, que produz energia renovável. No Porto de Rio Grande, abordou a questão dos terminais da CCGL, Termasa e Tergrasa, que na questão da logística da chegada das cargas resolveu o problema de espera para a entrega pelos caminhoneiros, reduzindo custos aos clientes, outro projeto inovador e premiado pela Federasul, mostrou o dirigente cooperativista. Para atender aos mais de 115 mil produtores rurais que ainda dependem da energia monofásica, surgiu o projeto de inovação de infraestrutura tecnológica em produção de energia forte para o campo, através das pequenas hidrelétricas, alcançando 12% da energia de produção utilizada para luz trifásica, revelou Perius.

No período da tarde, foi trabalhado o painel Novos Mercados – Brasil Eficiente e Competitivo, coordenado pela jornalista Carolina Bahia e que teve entre os participantes Antônio Camardeli, presidente da ABIEC; Odacir Klein, vice-presidente e diretor do BRDE; Gilberto Piccinini, presidente do IGL e Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura, presidente-executivo da ABPA.

O último painel do dia tratou do Custo da Produção e Produtividade e foi coordenado por Ernani Polo, secretário da Agricultura e Pecuária, que teve como participantes Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag; Guinter Frantz, presidente do IRGA; Paulo Pires, presidente da Fecoagro e Antônio da Luz, economista chefe do Sistema Farsul.

Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa.